Nuvem tóxica se forma perto de Barcelona depois de explosão de uma fábrica de produtos químicos


Inferno na Espanha. Uma nuvem tóxica de cores vermelho / laranja se expandiu saindo da fábrica de produtos químicos Simar, em Igualada, onde ocorreu a explosão que além de ter gerado a fumaça tóxica, feriu algumas pessoas. O acidente ocorreu ontem, pouco depois das 09:30, horário local, do lado externo da fábrica que fica a apenas 60 km de Barcelona.

Alguns trabalhadores da empresa Simar estavam realizando tarefas fora do perímetro de carga e descarga de mercadorias, quando duas substâncias químicas teriam sido misturadas, causando a explosão que ergueu a nuvem avermelhada. Oito pessoas foram atingidas, três foram levadas para o hospital.

A proteção civil local convidou os moradores da cidade e dos municípios vizinhos a ficarem dentro de casa para evitar de respirar as substâncias que agora vagam no ar. A Generalitat de Catalunya ativou o nível de emergência 1 no momento da explosão que, como revelado pela agência espanhola Europa Press, teria acontecido durante uma carga e descarga de ácidos nítrico e férrico. A mistura formada por essas substâncias teriam formado uma nuvem tóxica visível de longe.

O prefeito de Igualada, Marc Castells, pediu tranquilidade e recomendou especialmente às mulheres grávidas, aos idosos, e às crianças de 0 a 3 anos de idade e pessoas com problemas respiratórios de permanecerem em suas casas.

Nuvem tóxica se forma perto de Barcelona

Nuvem tóxica se forma perto de Barcelona 2

O Ministro Ramon Espadaler, pediu aos moradores de respeitarem os limites impostos e deixarem portas e janelas fechadas. Mais de 600 crianças estavam nas escolas, 23 nos jardins de infância da área. As autoridades pediram aos pais de não irem buscá-las para não expô-las à nuvem.

No Twitter numerosas fotos foram postadas pelos usuários espanhóis.

“Infelizmente, não há muito vento na área e vai demorar mais tempo para se dissipar a nuvem tóxica”, disse Espadaler. De acordo com o ministro, sendo mais pesada que o ar, os compostos químicos cairão por terra, mas não há grandes riscos para a população. Pelo menos a curto prazo.

Fonte fotos: Twitter




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...