Município mineiro quer crescer sobre área protegida: assine a petição para impedir


Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça é uma das áreas que protege diversos campos de canga ferruginosa em Minas Gerais. As vegetações de canga ferruginosa devem ser protegidas, sobretudo porque são raras e endêmicas – ou seja, só crescem em locais específicos.

As chamadas zonas de amortecimento, dentro de unidades de conservação, são aquelas zonas rurais que, segundo a legislação vigente, não poderiam ser convertidas em urbanas. Contudo, a Prefeitura do município de Ibirité solicitou oficialmente ao Instituto Nacional de Florestas, a submissão de aprovação, pelo Conselho Consultivo do Parque do Rola Moça, uma proposta para reduzir a zona de amortecimento existente, com o objetivo de expansão da cidade, em direção aos limites do Parque.

Já há loteamentos irregulares nessa área, como o loteamento Barreirinho e agora há iniciativas oficiais, o que aumenta a ameaça sobre essa importante reserva da biodiversidade nacional.

Nem é preciso dizer qual o efeito prático dessa solicitação: degradação, desmatamento, morte de espécies vegetais e animais, desequilíbrio do meio ambiente e do clima … e a lista é extensa.

Inclusive, são justamente os ambientes que estão localizados no pé da própria serra que sevem como proteção e manutenção da vida silvestre, pois garantem alimentos e abrigo a muitas espécies animais, que não são adaptadas às partes superiores da serra, em ambiente de campo.

No final do ano passado, Henri Collet, diretor de áreas protegidas do Instituto Estadual de Florestas, fez a apresentação dos diversos perigos que podem ocorrer, caso a proposta do município mineiro seja aprovada. Muito embora o Conselho Consultivo tenha repudiado a demanda da Prefeitura, há diversos interesses, financeiros e políticos, que aumentarão a pressão sobre o lugar.

Para tentar evitar, fazendo com que a voz dos descontentes chegue a Minas e às autoridades, o AVAAZ estabeleceu uma petição digital, que busca coletar 5 mil assinaturas, para tentar impedir a redução da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Assine a petição . Ao momento da publicação deste artigo, 3.193 assinaturas foram feitas e a petição precisa obter 5.000 assinaturas. Participe!

Leia também:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...