Dia Mundial da Água: preocupação com a vida

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado em 1993 por uma recomendação oficial da ONU na sequência de uma sua conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a famosa Eco-92, realizada no Rio de Janeiro.

A celebração é sempre baseada em um tema sugerido pela ONU, para nortear os debates, tocando sempre na questão dos recursos hídricos mundiais. Em 2014, a pauta do Dia Mundial da Água será Água e Energia, uma vez que esses dois elementos são interdependentes.

A água é necessária para a geração de energia, seja em usinas hidrelétricas, nucleares ou térmicas. Por outro lado, cerca de 8% da geração de energia global, é utilizada para bombear, tratar e transportar água aos consumidores.

O nexo água-energia também dará foco sobre a desigualdade na distribuição da água que assola especialmente a população mais pobre do planeta, em torno a 800 milhões de pessoas, que (sobre)vivem sem ter acesso à água potável, ao saneamento básico, à alimentação suficiente e aos serviços de energia. Este foco servirá também para evidenciar novos projetos que consigam colocar água e eficiência energética juntas para solucionarem este problema fundamental, ainda mais tendo em vista que o crescimento populacional e urbano deverá aumentar em 55% a demanda pela água.

Ao falar dos problemas relacionados com a água no mundo, gostaríamos de lembrar de suas importância e dimensão em nosso país. A bacia hidrográfica do Rio Amazonas é a mais extensa rede hidrográfica do planeta, percorrendo o Brasil e países vizinhos nesta proporção: Brasil (63%), Peru (17%), Bolívia (11%), Colômbia (5,8%), Equador (2,2%), Venezuela (0,7%) e Guiana (0,2%). Por ela, correm 20% das águas doces superficiais do mundo. Logo, o Brasil é o país com maior fonte de água doce na Terra. Não é possível que com todo este recurso, e sendo a sétima potência econômica, nosso país ocupe a 112ª posição no ranking do saneamento básico no mundo, e ainda sofra com a secas.

Para saber sobre a água no Brasil leia também:

40% dos rios brasileiros têm qualidade da água ruim ou péssima

Abastecimento de água de São Paulo bate recorde negativo

Saneamento básico caseiro: uma solução para países em desenvolvimento?

Para saber sobre a água no mundo:

Plastic Paradise: toda a verdade sobre a ilha de plástico no Pacífico

O lixão oceano. Fotos de Alessandro Puccinelli

Fonte foto: mojowallpapers.com