Elevação do nível do mar é mais rápida do que o previsto


Os mares e oceanos estão em elevação, o que pode ameaçar cidades costeiras de todo o planeta, certo? Sim, isso todos sabemos e vimos quais seriam as “”. Mas a novidade mais recente a ser constatada pela ciência é ainda mais grave: a elevação tem se dado de maneira mais rápida e crítica que o previsto.

Sobre isso se detém uma pesquisa recentemente publicada na revista Nature.

Tanto nos anos 90, quanto na década de 2000 o fato é que o aumento do nível mar é muito mais expressivo do quanto se considerava anteriormente. Assim, revelou-se que, apesar de no período 1900 a 1990 ter se superestimado o crescimento de mares em 30%, nos últimos 20 anos o cenário se modificou, aproximando-se da previsão, o que serve para exprimir a intensificação do processo do aumento da altura das águas.

Em suma, esse é um problema maior do quanto se imaginava.

Além disso, a alteração de perspectiva nos estudos sobre o avanço dos mares ainda guarda um segundo problema – para além da questão prática sobre o clima e as cidades litorâneas – que é justamente todo o paradigma teórico que se utilizava, até então, para se balizar toda projeção e análises sobre o tema.

Isso pode, inclusive, levar a uma maior dificuldade em orientar como as cidades próximas aos mares poderão se defender dos efeitos nocivos da elevação dos mares.

Os cientistas, portanto, estupefatos com a descoberta, correm contra o tempo para poder buscar novas formas, mais precisas, de avaliação sobre a questão marítima, já que se tem a noção, atualmente, de que regiões geladas como a Groenlândia derretem em ritmo superacelerado, liberando quantidades elevadas de água, o que coopera para o aumento de volume dos mares.

Leia também:

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...