Como se trasforma uma alcachofra que não foi colhida no tempo certo?


Certamente não estamos acostumados a vê-la dessa maneira, porque a alcachofra chega às nossas mesas muito antes, mas esta planta tem uma linda flor violeta, conhecida como Cynara.

A planta da alcachofra (Cynara cardunculus subsp. scolymus) dá uma inflorescência comestível em sua fase inicial. Na sua parte interna, denominada coração que é a parte mais macia e agradável ao paladar, nasce a flor, linda mas já não mais comestível porque quando a flor se abre, suas brácteas se endurecem e não é mais gostosa.

Tecnicamente, então, se deixada na planta, as brácteas desenvolvem a inflorescência interna de cor brilhante tendente ao roxo. Flores que uma vez polinizadas dão vida aos aquênios, muito semelhantes aos dentes-de-leão.

Por isso é preciso saber colher a alcachofra no período certo porque se tardar, risca de a planta não poder mais ser aproveitada para consumo.

Olhe essa esta foto:

flor alcachofra ilustracao

A alcachofra não colhida floresce e dá alegria ao jardim por cerca de dez dias com sua cor estupenda. Depois disso, começa a secar. Mas a planta, como um todo, é perene.

flores alcachofra

As alcachofras são deliciosas e super saudáveis. A planta pode crescer até um metro e hoje é popular em todo o mundo, principalmente porque suas propriedades benéficas que parecem nunca ter fim. São fontes de ferro, sais minerais, betacaroteno, fibras, contêm vitaminas do grupo B, C e ainda possuem propriedades antioxidantes, hepatoprotetoras, afrodisíacas e anticelulíticas.

Talvez te interesse ler também:

TUDO SOBRE ALCACHOFRA: PARA QUE SERVE, PORQUÊ FAZ BEM E COMO COZINHAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...