Ana Primavesi, agroecologia e reforma agrária – tudo a ver para a vida continuar sendo possível


A agroecologista Ana Maria Primavesi, agrônoma premiada com o “One World Award” – conferido pela International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam), prêmio que honra ativistas da agricultura orgânica – em 2015, participou em sessão de autógrafos na II Feira da Reforma Agrária, no Parque da Água Branca, São Paulo.

O solo, um organismo vivo

Ana Maria Primavesi é a cientista responsável por diversos dos avanços que o Brasil atinge no estudo das ciências do solo, especialmente em relação ao manejo ecológico. Também é uma das principais pesquisadoras da agroecologia e da agricultura orgânica, pioneira na compreensão do solo como um organismo vivo.

Pensamentos de Ana Primavesi

Seus trabalhos e pensamentos norteiam o movimento da Agricultura Orgânica:

“Sem a natureza não existimos mais, ela é a base da nossa vida”.

“Lutar pela terra, lutar pelas plantas, lutar pela agricultura, porque se não vivermos dentro da agricultora, vamos acabar. Não tem vida que continue sem terra, sem agricultura”.

Um pingo de chuva um dia se transformará em chuvisco

Essa é uma das frases de Ana Maria Primavesi, segundo conta sua filha Carin Primavesi Silveira, quando fala sobre a resistência da mãe em sua luta por expandir uma concepção agro-filosófica de vida e compreensão da natureza e seus processos.

“Ela é que nem um pingo de chuva sozinho. As pessoas falavam que ela era louca, que o que ela estava fazendo não teria aderência, que era bobagem porque estava indo contra a maré. Ela dizia que um dia esse pingo de chuva viraria um chuvisco, com mais gente aderindo ao movimento e enxergando que nós não podemos sobreviver sem um solo sadio”.

Ana e o mundo

Ana Maria Primavesi nasceu na Áustria onde viveu até a Segunda Guerra Mundial tendo sido, inclusive, presa em um campo de concentração nazista. Veio para o Brasil onde começou sua produção científica acadêmica e militante. Era a época da ‘Revolução Verde‘ – quando se expandiu o uso dos agrotóxicos, as práticas agressivas de trabalho da terra e o crescimento desenfreado do agronegócio nos Estados Unidos e na Europa.

Primavesi estudou agronomia na Áustria, onde se formou. Aqui foi professora da Universidade Federal de Santa Maria e formulou o primeiro curso de pós-graduação em agricultura orgânica. Também foi fundadora da Associação da Agricultura Orgânica (AOO).

Livros à venda na Feira da Reforma Agrária

Na II Feira da Reforma Agrária, que ocorreu entre 4 e 7 de maio passados, estiveram à venda os seguintes títulos, de autoria de Ana Maria Primavesi, na coleção editada por Expressão Popular e lançada na feira:

● “A Convenção dos Ventos – Agroecologia em contos”

● “Manual do Solo Vivo”

● “Manual Ecológico de Pragas e Doenças”

● “Ana Maria Primavesi – Histórias de Vida e Agroecologia”, de autoria da agrônoma Virgínia Mendonça Knabben.

Leia mais: LIVROS GRÁTIS PARA APRENDER A SUSTENTABILIDADE DA VIDA (BIOCONSTRUÇÃO, PERMACULTURA, AGROECOLOGIA)

Especialmente indicado para você:

BRASILEIRA ANA MARIA PRIMAVESI RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL DE AGRICULTURA ORGÂNICA

SOBRE AS NOVAS LEIS DO TRABALHO RURAL E O TOTAL DESRESPEITO AO SER HUMANO QUE O EXECUTA

LAVOURAS TRANSGÊNICAS: 1 LIVRO E 750 ESTUDOS CIENTÍFICOS COMPROVAM QUE O GLIFOSATO É CANCERÍGENO, SIM, E NÃO SÓ!

FRASES PROVOCATIVAS DE CARLO PETRINI, FUNDADOR DA SLOW FOOD, SOBRE AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...