Em defesa das abelhas, contra o inseticida imidaclopride - PETIÇÃO

  • atualizado: 
abelhas

Esta pretende ser a maior petição em defesa das abelhas de todos os tempos! No Avaaz está correndo uma petição internacional contra o uso do inseticida imidaclopride, um neonicotinoides que é fatal para abelhas.

Esta luta começou no Canadá e é uma apelação ao Primeiro-ministro Justin Trudeau, todos os líderes mundiais e ministros da Agricultura:

"Nós exigimos o banimento imediato dos pesticidas neonicotinoides. O desaparecimento catastrófico de colônias de abelhas pode colocar toda nossa cadeia alimentar em risco. Se vocês agirem urgentemente e com cautela, podemos salvar as abelhas da extinção."

O que é o imidaclopride

Um pesticida de amplo uso na agricultura, o imidaclopride é usado em frutas, vegetais e cereais no mundo todo. O Canadá estuda seu banimento e fez uma consulta pública sobre este fato - é preciso muita mobilização para conseguir bloquear o lobby da poderosa indústria de agroquímicos (Bayer e todas as outras, você sabe, são uma holding, na verdade e, seus interesses não são os dos seres viventes).

setaLeia mais: NUNCA MATE AS ABELHAS, ENTENDA O SEU PAPEL NA POLINIZAÇÃO DAS FLORES E NA CADEIA ALIMENTAR

O imidaclopride contamina as águas superficiais matando os insetos aquáticos - ou seja, acabando com a biodiversidade na região - e por isso a agência canadense avalia a possibilidade de proibí-lo em cinco anos.

Este inseticida é absolutamente tóxico para todos os tipos de insetos, peixes e aves.

Seu uso é “desaconselhável” durante a época de floração - imagine, essa é informação da bula do agrotóxico - por ser letal para as abelhas.

Mas…

“Os dados sobre a quantidade de pesticida que aparece no pólen e no néctar da soja estão "indisponíveis" tanto da Bayer quanto de pesquisadores independentes - mesmo que estejam no mercado há 20 anos” afirma a Mother Jones.

E, porque será que a Bayer omite esses dados? Fácil de se perceber que, na verdade, estão escondendo uma situação bastante pior do que a que nós, sem dados suficientes, podemos imaginar como resultado das aplicações deste pesticida.

O que podemos fazer

Não é preciso que discutamos demais esse assunto, precisamos é agir, todos juntos. De momento temos essa petição da AVAAZ e te convidamos a assinar, aqui, e a divulgar pois, o importante é que mais e mais pessoas tomem consciência da necessidade de mobilização pela preservação das abelhas, no mundo todo.

Especialmente indicado para você:

setaAGROTÓXICOS PODEM SER A CAUSA DA MORTE DE MAIS 10 MILHÕES DE ABELHAS EM SP

VsetaOCÊ SOUBE DO DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS?

setaPOLINIZADORES EM EXTINÇÃO É UMA GRANDE AMEAÇA À NOSSA ALIMENTAÇÃO?