Permacultura e radiestesia para a sustentabilidade


Permacultura ou cultura permanente é um sistema de cultivo, e de vida, que te permite independência progressiva dos insumos civilizatórios urbanos. Segundo a definição do seu criador, Bill Molison, permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Um dos ensinamentos básicos da Permacultura é de que se deve usar o que a natureza nos dá e buscar, sempre, devolver ao ecossistema, todos os insumos que usamos através da reintegração de resíduos. Segundo essa forma de cultivo sempre poderemos produzir, em qualquer solo ou região mas temos sim é que produzir aquilo que o ecossistema local admite aproveitando seu equilíbrio intrínseco. É importante usar os nichos naturais, não desnudar o solo, não compactar e nem revolver o solo pois essas ações quebram o equilíbrio natural produzindo a morte de muitos dos seres vivos que são necessários à reprodução da vida.

Bio-construção

Mas a permacultura também trabalha com técnicas de construção ecológica, ou bio-construção. As paredes construídas com essa técnica de bio-construção têm grande eficiência térmica, são paredes que respiram e onde o mofo não permanece. Neste vídeo vemos, para além de outras dicas, como se fazer um sistema de microaspersão com cotonetes de plástico adaptados às mangueiras na horta para que a água esguiche e rege cada planta.

Outras dicas de agroecologia que podem ser aplicadas em qualquer tamanho de terra, desde um pequeno quintal até uma grande fazenda.

Primeiro, um banco de sementes que são constituídas por sementes colhidas de produção própria e também por troca com outros parceiros. Esse é um trabalho feito com sementes de adaptação local, são as sementes crioulas. Para ter sementes deste tipo, indica a permacultora, selecione as suas plantas mais bonitas, mais resistentes, com as características que você quer e deixar essas como plantas matrizes, de onde você recolherá as sementes para dar sequência aos plantios de consumo.

O uso de plantas não convencionais também é uma prática das comunidades permaculturais. O vídeo apresenta a azedinha, o trevo e a calêndula como plantas adequadas para a alimentação. O uso destas plantas que não estão nos mercados mas que possuem importante valor nutricional é fundamental para a manutenção da saúde dos povos que habitam lugares mais agrestes e, mais importante ainda, é preservar o conhecimento que já pertence à humanidade mas que o sistema de mercados nos fez esquecer.

Radiestesia aplicada à agricultura

Outra técnica usada pela permacultura é a radiestesia. Com o pêndulo em base aos parâmetros radiestésicos adaptados à agricultura os permacultores se ajudam na escolha dos insumos necessários para a terra que habitam. Veja em www.naturezadosertão.com.br que tem vivências e ensina a técnica da radiestesia para quem quiser aprender.

E para finalizar esse artigo, aprenda um pouco de radiestesia, abra a sua mente com esta que é uma ciência muito antiga, ou rabdomancia como era chamado antigamente. Uma técnica já usada no Egito antigo tanto para a cura de pessoas e animais como para os tratos culturais da terra e a procura de água no solo.

A bussola é um instrumento radiestésico, você sabia? Sim, porque essa ciência, através de seus instrumentos físicos – pêndulo, forquilha e outros – faz a leitura de energias que transitam na Terra, energias telúricas, que é o que se mede com a radiestesia. É uma boa ajuda, pode crer mas, só funciona se você souber o que está fazendo, o que está procurando e tudo isso combinado com a sua capacidade pessoal de captar as respostas. Como São Tomé, estude, aprenda e teste. Vale a pena!

Mas, principalmente, o que vale mesmo a pena é você aprender a cultivar seu próprio alimento. Não só porque possa ser uma moda bacana mas, principalmente, porque é possível você se tornar até autossustentável em algumas das coisas que consome e, toda ação em prol da sustentabilidade é uma ação que tem repercussão global sobre a saúde da humanidade e da nossa Terra.

Talvez te interesse ler também:

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS NO SEMI-ÁRIDO AJUDA A AGRICULTURA FAMILIAR

CONHEÇA UM PROJETO QUE AJUDA PEQUENOS AGRICULTORES E VOCÊ

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO: O CLIMA ESTÁ NA MESA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...