5 dicas para facilitar a manutenção do seu jardim


Um jardim bonito e saudável dá um novo visual a qualquer ambiente. Porém, conquistar um espaço assim não é tão fácil. Mais do que se preocupar em planejar o paisagismo, é necessário entender a importância da manutenção do jardim, para que ele se mantenha do jeito que você planeja.

Ter um jardim em casa é sinônimo de tranquilidade e paz. Este ambiente é um lugar onde você pode refletir e desfrutar da natureza, desestressar e renovar as energias. Porém, é preciso tornar o momento de cuidar do jardim tão especial quanto as horas em que você irá apreciá-lo. Para isso, separamos algumas dicas para tornar a manutenção do seu jardim mais fácil e prazerosa.

Mantenha o solo saudável

Alimente o solo com bastante matéria orgânica, como folhas e pedaços de madeira das árvores. Adicione também terra, quando for necessário. Quanto aos fertilizantes, tenha cuidado para não exagerar nas doses, de forma que possa prejudicar os nutrientes do solo.

Controle periodicamente o estado do solo com ajuda de um kit de medição do pH. Assim, você saberá se o solo necessita de fertilizante, ou de uma nova camada de terra.

Plantas com as mesmas necessidades

Facilite a manutenção do jardim ao escolher plantas com necessidades de água semelhantes, para que as possa regar todas ao mesmo tempo, sem se preocupar em danificar alguma delas. Evite molhar o solo apenas em algumas partes. Se o fizer, as plantas terão dificuldades em desenvolver as raízes.

Luta contra as ervas daninhas

As ervas daninhas são um problema constante dos jardins, impossível de ignorar. Devem ser tratadas rapidamente, pois abrigam várias doenças e insetos prejudiciais para as plantas.

Normalmente, as pessoas, quando decidem fazer a manutenção do jardim, optam por arrancá-las quando já estão grandes, mas é aconselhável retirá-las assim que começam a surgir.

Um sistema de irrigação adequado

Para garantir que o seu jardim tenha sempre uma aparência verde, de fazer inveja aos seus vizinhos, opte por uma mangueira expansível. Essa nova tecnologia facilita o manuseio da mangueira, que estica e encolhe de acordo com o fluxo de água. Isso evita que você precise enrolar e desenrolar o equipamento sempre que usar.

Abuse dos vasos!

Independentemente de você ter optado por grama ou outro tipo de base para seu jardim, usar vasos é uma maneira de dar volume ao local em que você decidiu criar seu jardim sem gastar muito e ainda facilitando a manutenção.

Isso por que se uma flor ou outra planta precisa de cuidados, não será preciso fazer isso no meio do jardim ou transplantá-la, basta carregar o vaso para um lugar mais adequado e fazer o que for preciso, recolocando depois. Esta dica vale também para quem mora em apartamento, que pode fazer um recanto de vasos na varanda ou próximo de uma janela e criar um belo jardim.

Talvez te interesse ler também:

HORTOTERAPIA: CULTIVANDO A CURA ATRAVÉS DO PLANTIO!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...