Ciclame: como cultivá-lo em vasos ou no jardim


Já ouviu falar da planta Ciclame? Pelo nome soa bem estranha, não é mesmo? O fato é que esta planta possui belas flores e vale muito a pena conhecê-la e tê-la em seu lar, embelezando e refinando o ambiente, principalmente, porque suas folhas e flores são verdadeiras obras-primas da Natureza!

Neste conteúdo você irá poder constatar isso e ainda saber como cultivar essa planta sui-generis em sua casa. Acompanhe o que vem a seguir!

{index}

Denominações dessa planta

De nome científico Cyclamen persicum e gênero botânico pertencente à família Myrsinaceae, essa planta é conhecida com os nomes populares: Ciclame, Ciclame da Pérsia, Ciclame de Alepo ou Ciclâmen.

Características e Descrição

Essa planta é natural das Ilhas Gregas, Ásia Menor e região do Mediterrânea Oriental.

O porte dessa planta é pequeno, em geral não ultrapassando 20 centímetros e por isso é bem apropriada para ser cultivada em vasos em ambientes interiores.

As flores dela nascem no verão e se apresentam com pétalas invertidas e de tonalidade rosa, parecendo borboletas em forma de flor.

É uma planta perene (duradoura), mas, pode vir a ser anual, ou seja, após a floração murchar, parecer morta, entretanto seu bulbo irá florir novamente no período de um ano novamente, mas, para isso é necessário continuar regando e cuidando dela.

Cuidados de Cultivo

Você pode cultivar Ciclame tanto em vaso, como no jardim.

Por ser uma planta que não ocupa muito espaço e precisa de certa cobertura e proteção, é até conveniente plantá-la em vasos.

Cultivado em vasos, o Ciclame pode ficar em varandas e dentro de casa, dando um toque especial ao ambiente, mas, isso não impede de plantá-la em um canteiro de flores no jardim.

Para o cultivo dessa planta, seguem algumas informações sobre o cuidado que se deve ter para que se desenvolva bem e floresça maravilhosa!

Ela aprecia clima ameno, por isso o mais indicado é cultivá-la à meia sombra, com luz solar indireta pelo menos quatro horas por dia na hora da manhã. Nessas condições, se ela estiver em vaso, o mais recomendável é colocá-la perto da janela e protegida do vento.

O Ciclame é típico de habitats com prados e florestas de montanha, por isso o clima ideal para esta planta é com temperaturas que variam entre 6º e 18°C.

Por ser uma planta acidofílica, o tipo de solo mais adequado para o Ciclame é o ácido, mas enriquecido com um composto caseiro orgânico de cascas de vegetais e borra de café ou com a adição de calcário.

Para semear o Ciclame você pode utilizar sementes, mudas ou tubérculo.

A germinação de sementes ocorrem durante um período de 15 até 20 dias.

É necessário regar o Ciclame a cada dois ou três dias, porém, o solo não deve ser muito úmido, senão as raízes dessa planta apodrecem. Por isso, se ela estiver em vaso, lembre-se sempre de esvaziar os pires ou pratos.

Com os devidos cuidados, o Ciclame pode florescer de forma consecutiva e, se estiver no jardim, em área sombreada, ele não requer muitos cuidados.

Quando as flores do Ciclame secam no final do período de floração, é necessário removê-las delicadamente e também as partes secas da planta, antes dela entrar em descanso, assim ela se recuperará e se regenerará quando chegarem o outono e o inverno.

Outra forma dessa planta se regenerar é replantando os seu tubérculo, que brotará para florescer na próxima estação de floração.

Em casos de fungos e parasitas que podem se apresentar com manchas e estragos nas folhas dessa planta, você pode utilizar um método natural de proteção para ela que é a decocção ou maceração da erva Cavalinha, borrifando-a no Ciclame.

Mais dicas de cultivo do Ciclame

Neste vídeo, a paisagista No Figueiredo dá mais algumas informações de cuidados e cultivo dessa planta e ainda nos mostra como é o Ciclame.

Significados do Ciclame

Além de bela e perfumada, essa planta tem vários simbolismos e significados, conheça agora quais são:

O Ciclame está associado à Sorte e bom Fortúnio e Presságio.

É considerado um verdadeiro amuleto de bons fluídos e presentear alguém com essa planta, é uma forma de simbolizar que se está desejando boa Sorte e Positividade para a pessoa.

Com todos estes predicados, como não querer ter por perto essa magnifica planta?

Talvez te interesse ler também:

BEGÔNIA: CUIDADOS E COMO PLANTAR NO VASO OU JARDIM

HORTÊNSIA: COMO CULTIVÁ-LA EM VASO OU JARDIM

BRINCO-DE-PRINCESA, UMA REALEZA DE PLANTA! SIGNIFICADOS, COMO PLANTAR E CUIDAR




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...