12 truques engenhosos para você usar no seu jardim


Quando você começa a cuidar das suas próprias plantas, e se transforma em um jardineiro, se dá conta de que sempre existe alguma coisa nova para aprender.

Você até pode conhecer o jeito melhor de plantar diversas espécies em vasos, ou inventar o seu sistema “pessoal” de irrigação, ou eleger plantas que vão dar seus frutos mais rapidamente.

Se você gosta de jardinagem e horticultura existem muitos truques que você deveria conhecer. Aqui te apresentamos alguns desses que, com certeza, vão te ajudar a ter um jardim ou horta, mais fácil de se cuidar, mais bonitos e, muito mais divertidos.

1. Sementeiras

Para fazer brotar as sementes, formar as mudinhas que depois serão transplantadas aos vasos ou canteiros, que tal você usar cascas de ovos? A casca de ovo é um recipiente grátis e, totalmente, adequado para estar junto com as novas plantinhas. Para além do mais, este é um recipiente que se integrará ao solo, fornecendo parte do calcário necessário à futura plantinha. Você pode deixar as cascas abertas na embalagem de papelão. Quando brotarem as sementes, tire-as de la e as plante, com casca e tudo, no local destinado.

2. Regador caseiro

regador caseiro

Vai te bastar uma garrafa pet, cheia de furinhos conectada à mangueira e assentada sobre rodinhas. Um ótimo regador e dispersor, fácil de se deslocar pelo jardim.

3. Plantar na batata

plantar batata

As batatas podem abrigar as sementes que você pretende fazer brotar. Faça um furinho, ponha a semente dentro da batata e a batata, no vaso. Durante os primeiros tempos esse tubérculo fornecerá, de forma fácil, os nutrientes necessários à nova plantinha.

4. Na vertical

na vertical

As paredes da casa, ou os muros, têm imperfeições, canos aparentes ou alguma outra coisa que você considere feia? Disfarce esses pontos com uma estrutura vertical à qual você amarra uma trepadeira folhosa e florida. Pode ser uma planta de batata doce, que cresce rápido e dá lindas flores roxas.

Leia também: JARDIM VERTICAL: FAÇA VOCÊ MESMO

5. Vegetais divertidos

vegetais divertidos

Quando o fruto ainda estiver pequeno, amarre-o na forma que desejar, com fita adesiva, e ele crescerá adotando o novo formato. Isso pode ser bom para o seu caso de você querer interessar as crianças a comerem vegetais.

6. Proteção grátis

protecao gratis

Reutilize recipientes de plástico transparente, com tampa (e furinhos) para proteger os frutos dos ataques dos passarinhos.

7. Mini estufas

mini estufas

Com uma garrafa pet cortada ao meio, você faz uma pequena estufa para suas sementes – aí elas brotarão protegidas tanto de bichos da terra como de bichos do ar, a umidade fica preservada, e até o pisoteio inadvertido de crianças e animais domésticos.

Leia mais: COMO PROTEGER AS PLANTAS DO FRIO? 12 DICAS VALIOSAS

8. Vasos escondidos

vasos escondidos

Faça furos no fundo de alguns baldes de plástico, plante neles o que quiser e os enterre no jardim – esse método te ajudará a ter um jardim de controle fácil, melhor limpeza e no qual você poderá mudar as plantas de lugar sem a preocupação de machucar as suas raízes.

9. Plantar dentro da abóbora

plantar dentro abobora

Uma abóbora aberta, com as sementes dentro, encha de terra fértil que você vai manter úmida por alguns dias. Logo terá aboboreiras rastejando pelo chão.

10. Proteção natural

Proteja seus cultivos com suas próprias folhas, ou com folhas das outras plantas.

Leia mais: PRAGA DE CARAMUJO – UMA RECEITA PRÁTICA PARA CONTROLAR OS CARAMUJOS EM SEU JARDIM

11. Horta pendurada

Tomateiros podem ser plantados de ponta cabeça, as raízes em vasos pendurados, e crescerão como “plantas candentes” – amarre os ramos com tomatinhos para que estes não arrebentem com o peso.

Leia também: CULTIVE SUAS PLANTAS! EM VASOS, CANTEIROS, PENDURADAS OU NO CHÃO – 10 DICAS

12. A fase da Lua te dá o momento

lua-plantar

Tenha em conta as fases da lua para organizar os trabalhos na sua horta. As plantas cresceram mais fortes e saudáveis.

Leia mais aqui: LUA – A INFLUÊNCIA DO ASTRO NO CULTIVO É UM FATO

Leia também:

HORTAS PRODUTIVAS EM PEQUENOS ESPAÇOS

HORTA ORG NICA EM 10 PASSOS

Fonte: La Bioguia




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...