Cultive suas plantas! Em vasos, canteiros, penduradas ou no chão – 10 dicas


A coisa mais gostosa é você sair na varanda, no quintal, e pegar o que precisa para a salada ou o cozido. Aqui eu tenho tomates, salsinha, tomilho, alecrim, cebolinha de montão, salvia e outras ervas.

Leia mais: HORTAS PRODUTIVAS EM PEQUENOS ESPAÇOS

Não tenho muito espaço e o tempo quente é curto, eu moro no norte do norte do mundo mas, sei que no Brasil dá para se cultivar o ano inteiro, em qualquer pedacinho de terra, vaso ou canteiro, pois a quantidade de luz solar permite. Então, aproveite. Vou dar umas dicas abaixo, algumas plantas mais fáceis de se cultivar (sim, posso dizer isso, sou agrônoma) e que te darão menos trabalho.

Jeito de fazer seus cultivos

Então, compre as sementes, ou mudas de boa procedência (vai ser mais rápido mas, não quer dizer que seja mais fácil pois, as mudas, tantas vezes, saem de um viveiro e morrem quando “caem na real climática” – mas a escolha é sua! E prefira, sempre, fazer um cultivo orgânico – é mais saudável e mais barato, mais produtivo e mais gostoso.

Leia também: HORTA ORGÂNICA EM 10 PASSOS

Eu te aconselho algumas leguminosas, variadas – feijões (verde, de corda, guandú, os que você mais gostar), ervilhas, vagens tomate (três tipos, para variar, eu adoro o cereja), pimentão (do vermelho, do amarelo, do verde, enfim, do que você gostar), brócolis e couve-de-bruxelas (meus filhos dirão que não, não gostam delas, eu adoro), cenoura e beterraba (precisa de vasos mais fundos e terra mais arenosa) e um metro quadrado de folhagens (couve, alface, agrião, amaranto, espinafre, rúcula, enfim, encha o seu “metrão” com folhas verdes, semeadas alternadas, e se delicie (ah, mas, não deixe faltar temperos e chás (erva-doce, tomilho, alho, cebolinha, erva cidreira, salsinha, coentro, o que você gostar – temperos não ocupam muito espaço e são maravilhosos para você ter em casa).

Leia mais: COMO PLANTAR HORTELÃ EM CASA

10 plantas para você cultivar em sua casa

1. Brócolis

brocolis

Porque é rico em cálcio, ferro e magnésio, vitaminas A, B6 e C, e uma xícara de brócolis cru te fornecerá 130 % das suas necessidades diárias de vitamina C, por exemplo. Plante uma muda de brócolis por vaso, tenha atenção às borboletinhas brancas (você pode cobrir o vaso com filó.

2. Ervilhas

ervilhas

Deliciosas frescas ou secas, ricas em fibras, ferro, magnésio, potássio e vitaminas A, B6 e C. Plante 3 mudas por vaso, ponha uma estrutura para que elas subam, são trepadeiras, como os feijões

3. Feijões

Se tiver uma variedade, terá feijões para fazer em qualquer época pois, cada tipo madura em seu tempo. Plante-os como as ervilhas, com estrutura para que subam, separados uns dos outros para não bagunçar sua colheita.

4. Couves de Bruxelas

couves de bruxelas

Porque são deliciosas, macias, docinhas e eu as adoro e porque nos proporcionam toneladas de fibra, magnésio, potássio e riboflavina, e um montão de vitaminas A, B6 e C. Cada muda em sua caixa (ou vaso) é o melhor. Plante algumas mudas com espaço de 1 semana cada, assim terá couves-de bruxelas o tempo todo. E você poderá colher, e congelar para usar mais tarde.

5. Tomates

tomate no vaso copia

Porque são cheirosos, vermelhos e uma alegria tê-los à mão para a salada e, uma mão cheia de fibra, ferro, magnésio, niacina, potássio, vitaminas A, B6 e C e o antioxidante licopeno. Tomate dá certo plantar com mudas, e a produção é bem mais rápida. Em vasos de boca bem grande até 3 mudas vão bem. Mas precisam de estrutura para subir. E você deverá, sempre, tirar a primeira flor – assim terá uma maior produção e uma planta mais forte.

Leia mais: COMO CULTIVAR TOMATE EM CASA

6. Pimentão

pimentão

São deliciosos em saladas e muito ricos em potássio, riboflavina e vitaminas A, B6 e C – uma xícara de pimentão vermelho contêm 317 % da dose diária recomendada de vitamina C e de 93 % da vitamina A. Deixe uma muda por vaso, ao sol, e fique atento a pulgões e outros chupadores.

Leia também: 5 REMÉDIOS NATURAIS PARA PROTEGER SUAS PLANTAS DOS PULGÕES

7. Beterrabas

beterraba

Dá para comer inteira, de raiz a folhas, que são muito boas cruas ou refogadas. Eu prefiro as folhas novas e a raiz menorzinha. As beterrabas, como um todo, são ricas em ferro, potássio, cálcio, magnésio, potássio, zinco, e vitaminas A, B6 e C. Beterrabas e cenouras se plantam do mesmo jeito, dê uma olhada no link que segue:

8. Cenouras

cenouras capa copia

As mais novas são mais doces, cultivadas em terra arenosa crescem mais facilmente e com menos ataques de nematoides, que são “bichinhos” que infectam a terra úmida onde não bate sol, e acabam com os tubérculos como cenoura, beterraba e batatas ou nabos. As cenouras são muito ricas em fibras, manganês, niacina, potássio e betacaroteno (provitamina A) e vitaminas B6 e C. E assim como as beterrabas, são riquíssimas em açúcares, cuidado com as calorias.

Leia mais: CENOURA: COMO CULTIVAR EM CASA

9. Abobrinha

abobrinha

Abobrinha é uma delicia, crua, cozida, assada, recheada, misturada, enfim, de todo jeito, e é fácil de se plantar.

PLANTAR ABOBRINHA É UMA COISA ENGRAÇADA, FÁCIL, GOSTOSA

10. Folhas verdes

Cada folha verde tem seu jeito de plantar mas todas são muito boas de se comer. Então, escolha as que mais gosta, e um canto de bom sol (elas precisam de, no mínimo 6 horas de sol direto, e terra bem drenada, e rega frequente, não vá se esquecer. O melhor horário para regar folhosas é à noite. Mas não deixe a terra ficar encharcada. Plante o que gostar, de tudo um pouco para ter variedade – couves diversas, alface, amaranto, almeirão, mostarda, rúcula, espinafre, nabo ou dente de leão verdes – pois todas contêm elevado teor de cálcio, ferro, potássio e vitaminas A, B6 e C.

E faça boas saladas e melhores cozidos, e sucos frescos de folhas verdes de manhã, com cenoura, beterraba e mais o que houver. Todas essas plantas se podem comer cruas e o tempo todo.

Boa saúde!

Talvez te interesse ler também:

COMO PLANTAR GENGIBRE E TER SEMPRE EM CASA ESSE REMÉDIO NATURAL

8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA

CULTIVAR EM CASA COM RAÍZES, SEMENTES OU BASES DE PLANTAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...