Quais são as ferramentas básicas e úteis para a jardinagem?


Pensando em fazer um jardim em casa? Se a primavera te trouxe esta ideia, aproveite a inspiração pois a jardinagem é um hobby muito bacana e que te oferece vários benefícios. Conheça as principais ferramentas e utensílios para se fazer um jardim doméstico de forma prática e simples.

Não existe uma só ferramenta que deva ser indicada para se fazer um jardim em casa. Tudo dependerá do espaço destinado ao plantio e do tipo de plantas que serão utilizadas na criação do teu jardim. O básico, evidentemente, é tesoura de poda, regador e pá. Isso serve para qualquer espaço.

Para áreas um pouco – ou bem – maiores temos de incluir em nossa lista de itens fundamentais um despreguejador – arrancador de inço – e um borrifador, que pode aplicar de forma mais equilibrada fertilizantes líquidos e/ou pesticidas – desde que sejam com composições orgânicas e naturais, claro.

Tipos de ferramentas

Ancinhos

ancinhos

São responsáveis pela limpeza das áreas de plantas. Há os específicos para jardins maiores – as vassouras de jardim – ou também os para pequenos espaços – ancinho de três dentes. Deve ser resistente, para que rastros de folhas secas e rastros de terra sejam removidos com facilidade. O ancinho deve ser utilizado em jardins que tenham árvores por perto e também depois de cortar a grama. Ao escolher o seu modelo, pense que deve ser de limpeza simples. Os ancinhos podem descompactar, limpar e arar o solo, nas áreas em volta das plantas.

Luvas

luvas

Ajudam na proteção das mãos no ato de plantar o jardim e previnem ferimentos ocasionados pelos demais utensílios, bem como pedras e espinhos. Higienize-as corretamente para maior durabilidade.

Pás

pás

Também conhecidas como as colheres de jardineiro, servem para transplantar torrões de terra, sem que se perca o substrato nutricional da planta. É importante para abrir as covas para o momento de colocar as sementes, além de ajudar a montar vasos. O tamanho da pá dependerá do tipo de planta e tamanho do jardim.

Pulverizador

pulverizador

A função deste utensílio é a de adubar e tratar as plantas. Há dois tipos, o pulverizador de mão e o pulverizador costal; ambos podem aplicar tanto adubo quanto elementos de proteção à pragas. A grande vantagem de pulverizadores é a seguinte: há um direcionamento apenas à área interna do jardim e a pontos específicos, sem desperdiçar nada, ou espalhar em outros locais.

Regador e mangueira

regador e mangueira

Ambos servem para aspergir água sobre o jardim. A diferença é que o primeiro serve para espaços menores e o segundo, maiores. No caso da mangueira, o jato deve ser sempre suave, para não machucar plantas e flores, sobretudo. Há a possibilidade ainda de fazer furos na mangueira e deixa-la no chão, fazendo com que a terra seja umedecida com suavidade. O regador também pode verter líquidos suavemente, bastando apenas trocar seu bico.

Tesouras

tesouras

São ideais para a poda em pequenas árvores, em arbustos, flores e outros. Ajudam no momento de podas de roseiras e demais flores, já que dependem de um corte mais preciso. O tamanho também depende das características de plantas e do jardim.

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER UM JARDIM EM CASA?

11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA

DICAS PARA O CULTIVO DE ERVAS AROMÁTICAS NA VARANDA DE CASA

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...