13 fertilizantes e pesticidas orgânicos feitos em casa


Para quem tem desejo de cultivar, não importa se em uma varanda, um jardim ou em uma horta, o importante é fazê-lo! Mas muitas vezes plantar não é fácil e, para complicar o trabalho já duro e cansativo, chegam uma infinidade de insetos e parasitas que, se não forem controlados, podem estragar nossas plantas e frustrar nossos esforços.

Abaixo sugerimos algumas “receitas” para fazer fertilizantes e repelentes 100% orgânicos, que vão ajudar você a manter afastados insetos indesejáveis, respeitando plenamente a natureza.

Estrume

Existe maneira melhor para enriquecer o solo do seu jardim ou quintal que o bom e velho esterco? Você pode comprá-lo em lugares especializados ou, melhor ainda, produzi-lo, se você tiver animais como galinhas, cabras e coelhos. As fezes de coelho são aquelas com a maior taxa de nitrogênio e podem ser usadas espalhando-as diretamente à terra. Aquelas dos outros animais, em geral, devem ser bem curtidas antes (composteiras).

Inseticida spray de alho

O alho é um poderoso repelente natural, capaz de desencorajar muitos insetos e espantá-los para outros lugares. Para preparar o nosso inseticida, batemos no liquidificador uma cabeça de alho com alguns cravos da índia, juntamente com dois copos de água até obter um composto bem homogêneo. Deixe-o descansar por um dia para depois ser misturado em 3 litros d’água. A mistura assim obtida pode ser vaporizada com um spray, diretamente sobre as folhas das plantas.

Chá de Urtiga

Quantas vezes você, sem querer, acabou tocando uma folha de urtiga e ficou sentindo aquela coceira irritante? Bem, a urtiga pode não ser tão irritante assim quando se torna uma grande aliada para seus cultivos. Calce um par de luvas grossas e colha um pouco de urtiga. Coloque-as de molho em um balde cobrindo-as com água e deixe-as descansar por pelo menos uma semana e estará pronto o seu novo fertilizante líquido 100% orgânico.

Inseticida spray de tomate

As folhas de tomate são ricas em alcalóides, excelentes repelentes para pulgões, vermes e lagartas. Encha dois copos com folhas de tomate picadas e adicione água. Deixe descansar por pelo menos uma noite e dilua a mistura em outros dois copos d’água. Pronto! pode pulverizar seu spray de tomate sobre as plantas. Mantenha o repelente longe dos animais domésticos pois, pode ser tóxico à eles.

Cascas de ovos

As cascas de ovos são um ingrediente interessante para o nosso jardim. Elas possuem um duplo benefício, podem ser usadas seja como fertilizantes seja como repelentes, em pedaços ou trituradas. Se trituradas, polvilhe o pó sobre a base das suas plantas, ou use pedaços, criando uma espécie de anel na base da planta: esta barreira pode afastar os caracóis e algumas lagartas.

Leia também:

Tabaco macerado

A nicotina presente nas folhas de tabaco não cria dependência apenas em seres humanos, mas também em insetos, agindo como um ótimo repelente. Para preparar o tabaco macerado coloque 3 ou 4 cigarros em meio litro d’água. Deixe macerar por dois dias e depois filtre, ou passe o líquido obtido por uma peneira fina. Coloque-o em um spray e está pronto o seu inseticida natural.

Inseticida spray de pimenta

A pimenta é um excelente repelente natural contra pragas. Para preparar o spray, bata no liquidificador em alta velocidade por 2 minutos, cerca de 6 a 10 pimentas (qualquer tipo) com dois copos d’água. Deixe a mistura descansar durante a noite. No dia seguinte, filtre-a e adicione um copo d’água. Despeje o líquido no pulverizador e pronto!

Adubação com ervas

Seu gramado não está tão verde como você gostaria? Não se preocupe, basta apenas um simples cuidado: quando você cortar a grama não a recolha, deixe-a no chão! Será uma valiosa fonte de nitrogênio. A grama recém-cortada, por ser muito curta, decompõe-se rapidamente, enriquecendo o solo de nutrientes e fazendo o seu gramado ficar mais verde do que nunca!

Adubação com a borra do café

Se você adora e bebe muito café, não jogue fora sua borra que é uma excelente fonte de nitrogênio para o solo, além de ser rica em antioxidantes. Adicione a borra à sua compostagem ou polvilhe-a diretamente sobre o solo.

Leia mais:

Nematóides Amigos

Eu sei, pode parecer estranho existirem vermes amigos de seu jardim, mas è verdade! Muitas vezes, para controlar a população de pragas são necessárias outras pragas, ou melhor, outros insetos antagonistas. Este tipo de Nematóide bom é capaz de matar muitas de suas pragas do seu jardim, incluindo besouros, gorgulhos e muitos outros. Você pode comprá-los em lojas especializadas.

Façamos compostagens!

A compostagem é definitivamente um dos métodos mais simples e eficazes para enriquecer o solo e fazer o seu jardim florescente e produtivo. O que você precisa é de restos de comida e de todas as substâncias ricas em nitrogênio, como grama, folhas ou palha. Você pode fazer a compostagem mesmo vivendo na cidade.

Plante repelentes

Algumas plantas são naturalmente repelentes e você pode tê-las no jardim para que façam essa função. Além disso, algumas são muito úteis na cura e na cozinha. Exemplos? Manjericãoalfazema, capim-limão, hortelã, alecrim, louro, citronela e outras tantas:

Leia mais:

Água de cozimento de alimentos

Em vez de jogar fora a água que usou para cozinhar arroz, macarrão, batata, verduras, ovo, use-a para fertilizar as plantas dado que a água do cozimento desses alimentos é rica em nitrogênio, fósforo e potássio, tudo o que as plantas precisam para crescer lindas e saudáveis.

Resumidamente, o nitrogênio é bom para produzir folhas,  o fósforo é bom para o crescimento e divisão celular, por isso é essencial para as mudas. Já o potássio é necessário para a floração e frutificação. É preciso haver um bom equilíbrio, claro.

Certifique-se de não ter adicionado nem sal nem óleo à água do cozimento, pois isso pode prejudicar o solo e a planta, e de colocar a água em temperatura ambiente.

Como vimos, podemos fazer muito para preservar nossas lavouras sem o uso de produtos químicos e poluentes. Mais uma vez é a natureza que nos dá soluções para os problemas. Bom crescimento a todos!

Talvez te interesse ler também:

Peecycling: reciclar a urina para fertilizaros tetos verdes de Amsterdã

Agricultura sustentável: um App para reduzir o uso de pesticidas

Plantas aeropônicas que nascem e crescem no ar é tendência na Itália

Europa prestes a por fim à era do abate de animais para consumo de carne

Cultivar em água do mar: a solução para combater fome e escassez de água doce

100% brasileiro: fertilizante de casca de ovo, ecológico e eficiente




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Meiko Takahashi Garcia Prado
    Publicado em 16/01/2021 às 9:09 pm [+]

    Gostei muito das dicas de repelentes naturais para combater pragas, sobretudo o cálcio da casca de ovo triturada que serve de fertilizante e repelente,espalhada na base da planta.


  2. Marina
    Publicado em 22/02/2021 às 12:40 am [+]

    Pode ser aplicado diariamente nas plantas mesmo sem ter nenhum fungo ou so pode aplicar quando aparecer algum fungo??


  3. Daia Florios
    Publicado em 01/03/2021 às 9:09 am [+]

    Fertilizantes pode usar mas não diariamente, não precisa todo dia, uma vez por mês, dependendo da necessidade da planta. Já os pesticidas use somente se necessário.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...