Sasha, o homem que salvou mais de 1000 cães da rua, vítimas do abandono e dos maus-tratos


O problema dos animais de rua ocorre não só no Brasil, mas em vários países do mundo e, igualmente acontece por aqui, no mundo inteiro também os governos pouco ou nada fazem para melhorar essa situação!

Nesse conteúdo será mostrada a ação de um homem para ajudar os animais abandonados de Niš, uma cidade no sul da Sérvia. Para isso ele criou um abrigo que ampara 750 cães resgatados da rua e de situações de maus-tratos e crueldade.

Esse cidadão que ajuda e cuida desse grande número de cães se chama Sasha Pesic, uma grande apaixonado por animais que fundou esse abrigo em 2008.

Tudo começou há mais de 10 anos quando Sasha se deparou com quatro filhotes abandonados e decidiu ajudá-los. Desde então, foi se consolidando o abrigo denominado Sasha’s Shelter, que foi crescendo cada vez mais.

Sasha nunca fechou as portas do abrigo à nenhum cão abandonado, perdido, ferido ou doente, por isso, o abrigo se tornou um lugar único, onde esse bom homem, com a ajuda de outros seis voluntários, cuida de centenas de cães, garantindo uma vida feliz e segura para eles.

Sasha trabalha em período integral para os 750 hóspedes do abrigo, que ele conhece e sabe o nome de cada um, além de proporcionar a eles um local limpo, seguro e confortável, com alimentos, cuidados veterinários, momentos de brincadeira, mimos e amor.

Em dez anos, Sasha salvou mais de 1100 cães das ruas de Niš e depois de resgatá-los, ele os amparou, dando-lhes os cuidados necessários como castração, vacinação, microchip de identificação, ajudando-os também a superarem os traumas sofridos, para que cada animal fosse adotado por uma família, para ter um lar e viver em paz.

Em uma década, mais de 400 animais resgatados por Sasha foram adotados com amor e estão desfrutando de uma nova vida cheia de alegria. Mas outros 750 ainda estão vivendo no abrigo à espera de um lar.

Infelizmente, amor e boa vontade não são suficientes, pois, para se manter um abrigo de animais e dar os devidos cuidados aos cães, são necessários recursos financeiros e materiais, pois, os animais precisam de comida, atendimento veterinário e infraestrutura adequada. 

Por conta dessas necessidades, Sasha tem uma enorme despesa mensal no abrigo para cuidar de seus 750 cães. Para dar assistência à cada cão é necessário cerca de 70 reais por dia, e o valor aumenta no caso de animais com idade avançada, deficiência ou doentes, que precisam de cuidados especiais e da assistência contínua dos especialistas.

Sasha não recebe ajuda das instituições governamentais e só conta com a solidariedade das pessoas que amam os animais, para poder salvar e manter seu grande abrigo.

Além disso, o número crescente de cães abandonados exige cada vez mais espaço, e Sasha, na ausência de outras possibilidades, se vê forçado a ocupar parte de terras próximas que estão abandonadas. Esse fato tem despertado queixas e reclamações constantes dos donos de propriedades vizinhas ao seu abrigo.

Devido a esse contexto, Sasha enfrenta contínuas ameaças desses proprietários que desejam o espaço para ampliar suas propriedades e com isso boicotam e querem que o abrigo seja desativado.

Para driblar as dificuldades, arrecadar mais recursos e manter o abrigo em bom funcionamento, Sasha lançou uma campanha no Patreon, uma plataforma para angariar fundos e obter patrocínios para ajudar seus amigos de quatro patas.

Outra forma de colaborar com o abrigo Sasha’s Shelter é através de doações financeiras no site Gofundme, através do qual Sasha conseguiu uma ajuda financeira.

Com essas alternativas, todos podem contribuir para o precioso trabalho diário de Sasha e seus colaboradores, que dedicam a vida para que centenas de cães vivam com amparo, amor e dignidade.

Conheça Sasha e os animais do abrigo neste vídeo do canal Sasha’s Shelter.

Vamos ajudar quem socorre os animais fazendo o que muitos deveriam fazer pois, caberia também às instituições governamentais criar condições para solucionar o problema do abandono de animais.

Se não puder colaborar financeiramente, divulgue e compartilhe essa campanha para que outras pessoas que tenham condições possam tomar conhecimento e colaborar com esse  grande protetor de animais.

Nossa ajuda é uma forma de reconhecimento e valorização ao trabalho solidário de Sasha e de seus voluntários em prol dos animais de rua. Por isso, vamos colaborar pessoal!

Talvez te interesse ler também:

COMO AJUDAR UM ANIMAL, SE NÃO PUDER ADOTAR

ESTE RAPAZ ADOTOU CÃES IDOSOS E DOENTES QUE NINGUÉM QUERIA, PARA DAR UMA VIDA MELHOR A ELES

ESCOLA ESPANHOLA INCLUI PROTEÇÃO ANIMAL COMO DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...