Como resolver o impetigo em cães?


Impetigo basicamente é uma doença bacteriana que se cura fácil. Causada por bactérias do gênero Staphylococcus, a doença também é chamada de Piodermatite Pustular Superficial ou Piodermite dos filhotes pois ocorre normalmente em filhotes e apresenta-se como uma inflamação nas camadas mais superficiais da pele.

Os sintomas são bolinhas (pústulas) com um colar ao redor que aparecem onde o cachorro não tem pelo: na barriga, nas axilas, no lado interno das coxas. Se aparecerem no dorso, pode se tratar de casos mais graves.

As causas podem ter a ver com falta de higiene nos animais, baixa imunidade deles ou parasitismo.

CACHORRO TRANSMITE IMPETIGO?

Não se trata e uma zoonose, portanto não ocorre transmissão do cachorro para o homem. No entanto é importante tratar o impetigo porque ele causa desconfortos ao cão.

O cachorro pode apresentar:

  • apatia,
  • perda de pelo,
  • pelo fraco,
  • pelo opaco,
  • abdômen inchado,
  • o cachorro pode ter vômitos,
  • diarreias,
  • emagrecer e ficar bem debilitado.

IIMPETIGO PASSA DE CACHORRO PARA CAHORRO?

Sim, e geralmente em ninhadas, se um filhote tem impetigo, provavelmente todos terão.

TRATAMENTOS

O tratamento é simples, o importante é descobrir a causa e tratá-la seja com vermífugos que com a higienização do animal e do lugar onde ele fica.

Raramente é necessário o uso de antibiótico, mas quando o impetigo é persistente, deve-se averiguar se ocorrem doenças hematológicas, que são comuns no Brasil (erlichiose – doença do carrapato), ou algum problema endócrino no cão, causas que podem estar ligadas à persistência desta doença.

Em todo e qualquer caso, um médico veterinário deve ser consultado para o diagnóstico correto e a indicação do tratamento adequado.

SHAMPOO PARA IMPETIGO EM CÃES

Os tratamento tópicos geralmente já são suficientes para a maioria dos casos. O veterinário pode recomendar banhos com shampoos especiais que contenham clorexidina como princípio ativo.

Colaborou para este post a médica veterinária Julia Flórios do Chama o Veterinário.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...