Gatos preferem humanos à comida, revela pesquisa


Gatos são seres adoráveis, misteriosos, que desde sempre recheiam o imaginário humano de lendas e ficções mas, infelizmente, nem todas do bem.

Muitos creditam aos gatos histórias inverossímeis e que não têm nenhuma base na etologia (a ciência do comportamento animal). Gatos embora adoráveis e amados por muitos, são vítimas de maus-tratos por conta de algumas crenças, absurdas, de que “gatos são do mau”, de que eles “não gostam de pessoas”, de que eles “são interesseiros”, entre outras coisas.

Mas uma pesquisa revelou que os gatos não são assim como muitos acreditam, interesseiros e nada mais. Aliás, se eles tiverem que escolher entre a interação com os humanos e a comida, eles preferem os humanos.

O estudo

A pesquisa vem da Universidade de Oregon, EUA, e consistiu em avaliar 50 gatos domésticos (Felis silvestris catus) que viviam em casas (animais de estimação) mas também em abrigos.

Os gatos foram deixados por algumas horas sem nenhuma “distração” (brinquedos, perfumes, alimentos e interação social). Depois deste tempo, os pesquisadores apresentavam aos animais tais elementos e avaliavam o tempo que eles se dedicavam à cada uma das “distrações” (ou prêmios) propostas.

Em ambos os casos, sejam gatos de estimação que de abrigo, embora o experimento tenha detectado uma clara variabilidade individual na preferência do gato, a interação social com os seres humanos foi o estímulo mais preferido pela maioria deles, seguida pela comida.

A história de vida de cada um dos gatos, bem como a raça deles, poderiam esclarecer sobre a motivação individual do gato na escolha do estímulo preferido. Mas para se aprofundar no tema, serão necessárias pesquisas futuras.

“Cada vez mais a pesquisa sobre a cognição de gatos está fornecendo evidências de suas complexas habilidades sócio-cognitivas e de resolução de problemas. No entanto, ainda é crença comum de que os gatos não são especialmente sociáveis ou treináveis”, lê-se no resumo do estudo publicado na ScienceDirect.

Em todo o caso, fica mais do que evidente que o “interesse” deles (pela comida principalmente), já pode ser descartado.

Gatos não são interesseiros! Os donos já sabiam, mas agora a pesquisa confirma!

Leia mais sobre gatos:

GATOS E HOMENS: COMO NASCEU A AMIZADE MILENAR

A LENDA DA LETRA M NA TESTA DE ALGUNS GATOS

POR QUE OS GATOS ENTRAM NO CÍRCULO? TENTE FAZER EM CASA

POR QUE OS GATOS AFOFAM OU AMASSAM PÃO?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...