Como limpar as lentes dos óculos com ou sem grau para uma visão perfeita


Quem usa óculos, com ou sem grau, sabe que é indispensável mantê-los limpos, já que o contato das lentes com a nossa pele deixa-os engordurados, embaçando a nossa visão.

Por que limpar as lentes é indispensável

Alguns cuidados especiais são importantes não apenas para manter as lentes limpas mas, também, conservadas. Além disso, o excesso de sujeira nas lentas pode afetar a saúde dos olhos.

Para ter sempre óculos limpos, conservados e manter, ainda, a saúde ocular em dia, existem métodos. A seguir você vai conhecê-los, bem como algumas receitas caseiras que você pode fazer tanto para aplicar em óculos de grau quanto em óculos de sol.

Confira algumas informações sobre os cuidados indispensáveis que você deve ter com as lentes oculares.

1. Lave as lentes

É básico e, por isso, fundamental que você lave as lentes dos seus óculos. Sempre use sabão neutro para lavar as lentes. O primeiro passo é molhá-las com água fria e colocar uma gota de sabão em cada uma das lentes. Enxague com água corrente e depois seque-as com um pano macio, como a flanela ou a microfibra. Não é preciso esfregar o pano nas lentes.

Tecidos mais grossos, como lã e alguns tecidos sintéticos, podem causar arranhados minúsculos nas lentes. Nunca use papel higiênico ou toalha de papel para secar as suas lentes, pois eles podem arranhá-las.

2. Cuide do pano de limpeza

Lave o pano que você usa para limpar os seus óculos com água e sabão neutro também. Deixe-o secar para utilizá-lo novamente.

Guarde o pano de limpeza no estojo dos óculos, a fim de evitar poeira.

3. Evite o contato dos óculos com o sol

Você tem o hábito de deixar os seus óculos dentro do carro sem qualquer proteção? Saiba que o calor do sol pode danificar os óculos, principalmente aqueles com lentes com tratamento antirreflexo. Evite guardá-los no porta-luvas do carro ou deixá-los perto de locais quentes, como churrasqueira, fogão e microondas.

4. Realize os ajustes necessários

Às vezes, é necessário que façamos alguns ajustes nos nossos óculos. Mas isso deve ser feito em óticas ou pelo seu oftalmologista. Não tente ajustar por conta própria os seus óculos, a fim de que eles não se danifiquem.

5. Limpe as plaquetas

As plaquetas são aquelas peças dos óculos que se apoiam em ambas as laterais do nosso nariz. Elas também precisam ser limpas, porque a oleosidade e a poeira se acumulam nelas, dificultando a visão.

Para limpá-las, utilize uma escova de dentes de cerdas macias, detergente neutro e água morna. Em um recipiente, coloque a água morna e o detergente. Mergulhe a escova nessa solução e mexa. Esfregue suavemente a escova na haste que conecta as plaquetas à armação.

Tome cuidado para não esfregar as lentes!

6. Cuidados gerais

Guarde os seus óculos com cuidado. Quando compramos um óculos, ele vem dentro de um estojo próprio que o protege de quedas e arranhões. Coloque-o sempre com a lente voltada para a parte de cima do estojo.

Soluções de limpeza

As óticas, em geral, vendem soluções limpantes para lentes. Elas são, sem dúvida, muito práticas, até mesmo porque você pode levar um frasco contendo a solução na bolsa ou mochila.

Tais produtos eliminam a sujeira sem danificar as lentes. Basta borrifar uma pequena quantidade em cada lente e limpá-las com um pano macio.

Além dessas soluções específicas, você pode usar água morna e detergente líquido neutro para deixar as lentes brilhando.

Por mais que limpemos nossos óculos, algumas manchas parecem persistir neles. O que fazer para removê-las? Repita o processo de limpeza, seja com água e detergente, seja com a solução de limpeza específica.

Spray de limpeza: receita caseira para levar na bolsa

Como dissemos, as óticas vendem solução específicas para a limpeza de lentes oculares. Mas para que comprar esse produto se você mesmo pode fazê-lo em casa gastando pouquíssimo?

Você vai precisar de apenas dois ingredientes: água destilada e detergente líquido neutro.

Além disso, você precisará, também, de um frasco de spray com pulverizador.

Um frasco de 50 ml é o ideal para você carregar na bolsa ou mochila.

RECEITA

Para um frasco de 50 ml, coloque 50 ml de água destilada e 3 gotas de detergente. Agite o frasco (tampado, lógico!) e pronto: você já tem a sua própria solução de limpeza para as suas lentes para levar contigo pra cima e pra baixo!

Confira no vídeo a seguir o passo-a-passo dessa receita!

Evite alguns erros

  • Você limpa as suas lentes com qualquer paninho disponível por aí? Saiba que isso acaba com a qualidade dos seus óculos.
  • Alguns tecidos podem danificar e riscar as lentes e sujar mais do que limpar.
  • O melhor tecido para a limpeza é a microfibra, mas o ideal mesmo é a lavagem.
  • Passar o paninho ou lencinho de papel a seco, pode riscar as lentes.
  • Muitos riscos na lente são imperceptíveis, por isso, vale a pena levar os óculos para ver se estão ok.
  • Minúsculos riscos e manchas colocam a saúde ocular em risco, além de poder causar dores de cabeça.

Os nossos óculos são os meios pelos quais nós enxergamos o mundo. Cuidar bem deles é como cuidar dos nossos próprios olhos.

Talvez te interesse ler também:

A PSICOLOGIA DO ÓCULOS DE SOL: UMA MÁSCARA PARA A ALMA

COMO LIMPAR DE MODO NATURAL: PRATA, COBRE E OUTROS METAIS

COMO LIMPAR A CASA USANDO BORRA DE CAFÉ




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...