Hortelã: 10 usos em casa e na cozinha


Como usar a hortelã em casa e na cozinha? Se você, como eu, adora essa planta e o seu cheirinho, você pode usá-la não apenas para preparar cocktails como o famoso mojito, ou apenas para enfeitar pratos. Conheça 10 usos da hortelã na casa e na cozinha:

A hortelã na cozinha

1. Chá de hortelã

Para preparar um chá de hortelã fresca, use 10 folhas de hortelã para cada 500 ml de água. Ferva a água e as folhas de hortelã em uma panela por cinco minutos em fogo baixo, coe, deixe esfriar e sirva. Fica muito bom também adicionando algumas gotas limão. Se você tem em casa a hortelã seca, prepare uma infusão utilizando duas colherzinhas de chá por 250 ml de água. No verão você pode preparar chá gelado com menta, adicionando cubos de gelo.

Chá de hortelã

2. Água aromatizada

Com frutas frescas e algumas folhas de ervas aromáticas, principalmente a hortelã, você pode fazer deliciosas bebidas aromatizadas. Simplesmente despeje em uma jarra de vidro, água fresca com fatias de limão, morangos, framboesas, folhas de hortelã e outras frutas da época. Veja aqui 10 receitas para fazer água aromatizada.

Água aromatizada

foto: foodpress.com

3. Temperar saladas

A hortelã é provavelmente um ingrediente subestimado na nossa cozinha. Mas você pode descobrir esse tempero usando-o nas saladas. Fica boa para em saladas frescas feitas com alface, rúcula, tomate-cereja, manjericão, pepino, frutas secas, abobrinhas e outros ingredientes de acordo com o seu gosto.

Salada com hortelã

foto: kalynskitchen.com

4. Tantas outras receitas

Se você quiser preparar um prato frio feito de feijão ou outras leguminosas, o sabor da hortelã vai muito bem com leguminosas como ervilha, feijão e grão-de-bico. Tempere o seu legume preferido com folhas de hortelã, azeite de oliva cru e suco de limão nas saladas de leguminosas frias.

Salada fria de grão-de-bico

foto: kalynskitchen.com

Já em pratos quentes, a hortelã combina demais com a ervilha fresca. Um prato tradicional italiano é a pasta com ervilha. Cozinhe separadamente o macarrão de formato pequeno. Leve para cozinhar a ervilha fresca congelada, tendo dourado antes na mesma panela, uma cebola branca no azeite de oliva. Coloque água, não muita, sal e tantas folhas de hortelã. Siga o tempo de cozimento indicado na embalagem. Deve sobrar água, mas pouca. Sirva com o macarrão, pimenta-do-reino e queijo parmesão ralado a gosto.

A hortelã também combina muito com a abobrinha, de qualquer modo que você a fizer. Também em omeletes ela dá um sabor especial que tira o gosto, às vezes, desagradável do ovo.

Macarrão com ervilha

foto: lospicchiodaglio.it

5. Enriquecer saladas de frutas e batidas

Se você gosta de hortelã, uma outra boa oportunidade para usá-la é colocar folhas de hortelã em saladas de frutas, batidas e sucos. O sabor de menta vai muito bem com melancia, morangos, pêssegos, abacaxi e kiwi.

Salada de frutas com hortelã

foto: joyofkosher.com

A hortelã em casa

1. Afastar moscas e mosquitos

Para afastar moscas e mosquitos em casa, coloque vasos de hortelã sobre os parapeitos das janelas e nas varandas. O aroma da hortelã é bom para nós, mas não para as moscas e mosquitos. Manjericão e gerânio também são outras plantas adequadas para este fim.

Vasinhos de hortelã

foto: kikiandtea.com

2. Preparar um potpourri

Se durante a primavera você tiver a oportunidade de coletar ervas e flores, não se esqueça da hortelã. Faça um ramo com as plantas recolhidas e deixe-as secar de cabeça para baixo. Você pode usar também casca de frutas cítricas secas. E para perfumar o seu potpourri escolha um óleos essenciais de sua preferência.

Pot pourri

foto: etsy.com

3. Preparar um creme de limpeza aromático

Para limpar panelas e frigideiras muito sujas, prepare um creme levemente abrasivo e perfumado misturando 50 gramas de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de detergente ecológico e 1 colher de chá de água. Incremente esta preparação com as folhas de hortelã secas e finamente moídas.

Bicarbonato

4. Perfumar armários

Para perfumar armários e gavetas deixe a hortelã fresca secar naturalmente (para quem compra os ramos na feira, porque não tem um vaso em casa, esse uso é ótimo para não desperdiçar). Depois de secas, use as folhas da hortelã para embalar saquinhos perfumados que podem inclusive ser feitos com a meia-calça velha e rasgada que você ia jogar fora. Coloque também outros aromas como a lavanda, o cravo, cascas de laranja secas…

Saquinhos perfumados

foto: thrfun.com

5. Travesseiro de ervas

Sabe aqueles travesseiros de ervas que a gente encontra nas lojas de produtos naturais? Você pode fazer o seu em casa, incluindo ervas como a hortelã no enchimento do travesseiro.

Travesseiro de ervas

foto: wikihow.com

Talvez te interesse ler também:

HORTELÃ: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

COMO PLANTAR HORTELÃ EM CASA

DICAS PARA O CULTIVO DE ERVAS AROMÁTICAS NA VARANDA DE CASA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...