Escolha um inseto e descubra o quanto você é organizado ou bagunceiro


Esse teste é muito interessante, pois associa 4 animais com suas formas de organizarem tarefas, espaço e tempo. Para você detectar qual o seu nível e estilo de organização, escolha um dos animais e veja depois o respectivo significado. Será que você é muito, pouco ou médio bagunceiro ou organizado?

Esse teste simples lhe indicará a forma como você lida com a vida cotidiana, como administra o seu dia a dia e como se relaciona com o ambiente da sua casa, trabalho e lazer.

Testes como este servem para apontar características relacionadas ao nosso jeito de agir, sentir e pensar em relação a forma de conduzir e administrar as atividades diárias, sinalizando nossa maneira de organizar as coisas e o ambiente no qual vivemos ou interagimos.

É uma simples ferramenta que irá detectar alguns aspectos relacionados com o modo com que encaramos e lidamos com a organização, entretanto não contém a verdade absoluta e definitiva, mesmo porque o ser humano pode manifestar mudanças em seu comportamento e aprender a lidar de outras formas com a mesma situação. É um teste de curiosidade que pode ser considerado um passa-tempo muito interessante porque muitas funciona mesmo!

Descubra a seguir seu estilo de organização e veja você é uma pessoa bem organizada ou não. Assim, você poderá ver o que fazer para melhorar na gestão de suas atividades diárias, do seu tempo e espaço.

Agora olhe para os quatro animais abaixo e sem pensar muito escolha um deles.

bug banner

Qual animal lhe atraiu mais?

Joaninha, borboleta, abelha ou grilo?

Agora que escolheu, veja os significados:

Joaninha

A joaninha como é aficionada por limpeza e casa arrumadinha. Ela não gosta de ver bagunça e sujeira. Gosta de limpeza e ambientes arejados.

Quem escolheu a joaninha, sente satisfação com a casa em ordem e limpa!

Porém, por tanto esmero da joaninha por limpeza e organização, ela acaba deixando de lado os detalhes, como aquilo que vai acumulando e precisa descartar, pois fica guardando o que nem é mais usado.

A dica para a joaninha é: respire e faça as coisas de forma planejada, para não se estressar e arrumar tempo para organizar também o micro do ambiente, como arquivos, pastas, gavetas e armários. Dessa forma poderá eliminar o acúmulo do que não serve mais e fica ocupando espaço.

Borboleta

A borboleta precisa de agilidade e praticidade, por isso necessita de soluções de organização rápidas e fáceis. Digamos que a ordem para a borboleta não é uma prioridade.

Vê aquelas roupas em cima da cama ou do sofá? Há quanto tempo estão ali? As borboletas preferem ter seus objetos visíveis em vez de escondidos em gavetas. Ordem para a borboleta é ter as coisas que precisa ao seu fácil alcance, mesmo que para os outros pareça desordem, este é o seu estilo de se relacionar com o ambiente.

No entanto, para não viver em um delírio, há muitas soluções: você já pensou em recipientes transparentes ou em armários expostos?

A sugestão para borboleta é: concilie seu estilo versátil e descontraído com a ordem do ambiente, e para isso pode utilizar módulos, cestos, cabideiros, ganchos e prateleiras. Assim fica mais fácil organizar as coisas e ao mesmo tempo deixá-las à vista.

Abelha

A abelha gosta de organização, porém o problema é que ela é espaçosa e tende a invadir todos os lugares. Se você escolheu esse inseto, significa que você é um pouco organizado, mas não muito.

Você gosta de manter suas ferramentas, teus papeis e outros materiais na mesa até terminar o trabalho. Digamos que você tem a tua própria ordem mental, o que para outros pode parecer uma desordem colossal.

A recomendação para a abelha para o seu estilo e metodologia de organização é: tente não ocupar todo o ambiente, utilize objetos para guardar o que precisa usar com frequência, deixando tudo ao seu fácil alcance, mas ao mesmo tempo organizado.

É interessante ter uma agenda ou um bloco de notas para registrar o que precisa fazer em primeiro lugar, para depois partir para outra atividade. Isso evitará o acúmulo de projetos em andamento, e o uso indevido do espaço do ambiente.

Grilo

O grilo é sistemático e detalhista, por isso gosta de classificar, separar e rotular cada item. Ele prefere um sistema de organização realmente tão detalhado, e das coisas tão bem guardadinhas, a ponto de esquecer onde as guardou. Aí, tem que sair dando pulos para encontrar!

A dica para o grilo é não separe e classifique tanto as coisas, para não se perder em tantos detalhes, com excessos de pastas, arquivos, documentos, gavetas e estantes em uso.

Cada pessoa tem sua forma de se organizar

Cada indivíduo tem sua forma de organização e o que funciona para um, pode não funcionar para o outro.

O importante é tomar consciência de como se é, e melhorar aquilo que pode ser aprimorado, para facilitar a existência, simplificar as tarefas e tornar funcional o ambiente.

Mas e aí? Bateu com você? Compartilhe!

Talvez te interesse ler também:

FAÇA O TESTE DA CHAVE PARA CONHECER MELHOR A SI MESMO

DIGA-ME QUAL OLHO VOCÊ ESCOLHE QUE EU TE DIREI QUEM VOCÊ É. TESTE DE 2 MINUTOS

QUANTOS CAVALOS VOCÊ VÊ? UM TESTE QUE REVELA ALGO DE ESCONDIDO SOBRE VOCÊ




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...