Stand Up Paddle, não é à toa que virou febre. Conheça todas as modalidades


A cada dia, o Stand Up Paddle (ou SUP) conquista mais praticantes do esporte no Brasil e no mundo. Uns dizem que o esporte nasceu com os Beach Boys, salva-vidas de Waikiki, mas há relatos mais antigos na Austrália e até mesmo em Santos, litoral paulista. Vamos saber mais sobre este esporte, suas modalidades, seus benefícios e muito mais!

O Stand Up Paddle seria uma tradução para o Remo em Pé, ou, Surfe com Remo e pode ser praticado no mar, na lagoa, rios e até em corredeiras. Talvez seja por isso que é um dos esportes que mais cresce no mundo.

O Stand Up Paddle hoje é uma febre entre os adoradores de esportes aquáticos, mas a prática comum do esporte não se limitou somente às ondas que quebram nas praias, surgindo diversas modalidades.

SUP Downwind

Uma das modalidades do Stand Up Paddle é o SUP Downwind que consiste em surfar ondas criadas pelo vento, uma prática muito peculiar e recheada de técnicas. Traduzido do inglês para o português, Downwind significa “na direção do vento”, mas na prática, as ondulações fazem a diversão ficar melhor, pois não há graça remar a favor do vento, se não há ondulações para surfar.

sup downwind

SUP downwind na Península Superior, Michigan

SUP Fishing

Outra modalidade interessante é o SUP Fishing praticado no verão em águas mais calmas e limpas, que proporcionam maior número de iscas (cardumes de pequenos peixes), em locais mais próximos a região costeira, que atraem peixes maiores, momento em que a diversão se torna uma remada forte cheia da adrenalina proporcionada pela pesca.

SUP Wave

Também conhecida como SUP Wave, o SUP surfe consiste em descer as ondas em pé na prancha com o auxílio do remo. Pela sua dificuldade, ele possui menos praticantes no Brasil.

SUP Remada

O SUP Remada é modalidade que mais cresce em águas brasileiras. Além de ser mais fácil de se equilibrar na prancha, ele pode ser praticado em lagoas, rios e mares com águas calmas. Sua prática consiste em ficar de pé em cima da prancha e remar pequenas ou grandes distâncias. O esporte possui várias categorias, como por exemplo o SUP Race, que necessita de pranchas especiais para que o surfista possa remar a favor do vento e da correnteza.

sup NaishSUPgroup

SUP em Boulder, Colorado

SUP Yoga

Mas a diversidade de modalidades não para por aí. Da união do SUP com a Yoga surgiu o SUP Yoga, que consiste na execução das posturas do Yoga em cima da prancha, sobre a água. Assim, o tapete passa a ser a prancha, e o estúdio de prática, a natureza ao redor com todos os seus elementos: o vento, a água do mar, o sol, os pássaros. Esse contato com a natureza revitaliza a o corpo e a mente, favorecendo o relaxamento e proporcionando tranquilidade mental.

SUP Pilates

Outra modalidade que se somou ao SUP é o SUP Pilates muito praticado no Rio de Janeiro e que agora também virou paixão em Florianópolis. O número de praticantes de Pilates vem crescendo a cada ano no Brasil e com esse crescimento, surgem novidades, que trazem cada vez mais desafios aos seus praticantes. Segundo o Professor de Educação Física Sandro Crepaldi, o SUP Pilates é praticado na água e em cima de pranchas de Stand Up, onde os desafios são aumentados e o trabalho e os benefícios para o corpo são potencializados ao máximo, pois ao praticar a modalidade, exige-se mais dos músculos estabilizadores, para que estes mantenham o equilíbrio do corpo enquanto se faz os movimentos de Pilates.

sup aiututaki

SUP em Aiututaki, Ilhas Cook

Um Esporte Fácil

Apesar de parecer difícil, pessoas que nunca subiram em uma prancha podem praticar o SUP, pois a flutuabilidade é muito grande e a pessoa não precisa saber nadar, pois pode fazer as aulas em lagos com pouca profundidade ou em piscinas.

O fato de ser fácil com certeza é uma das características que ajudou a difundir este esporte, hoje considerado “febre”, mas além de fácil, o SUP é relaxante e ao mesmo tempo divertido, proporciona o contato direto com a natureza e, ao final da aula poder se refrescar dando um mergulho neste calor tropical do Brasil, é realmente uma outra sua super vantagem.

Mas as vantagens e os benefícios deste esporte não param por aqui:

Os Benefícios do SUP

Para quem não vê graça em puxar peso nas academias, para quem gosta do contato com a natureza, ou precisa deste contato para acalmar a mente, o SUP é realmente ideal.

Sua prática é quase que uma meditação, e isso faz bem pra muita coisa, traz muitos benefícios seja em um nível físico que mental, emocional.

Entre as principais vantagens e benefícios desta prática esportiva, o SUP proporciona:

  • Menos ansiedade
  • Menos tensão
  • Menos estresse e, portanto
  • Mais saúde mental
  • O que se traduz em uma melhoria do sistema imunológico e
  • Alívio das dores.
  • O SUP também ajuda no emagrecimento
  • É bom para o coração
  • Melhora o equilíbrio e, com isso
  • Melhora a postura.
  • Trabalha os músculos de forma harmônica
  • Acalma o corpo e a mente

Leia mais: STAND UP PADDLE: 10 BENEFÍCIOS DESTE ESPORTE

Portanto não há desculpa para não praticar um esporte que proporciona um contato tão diverso e divertido com a natureza. Simples assim: uma prancha, um remo e a natureza ao redor.

Experimente!

Talvez te interesse ler também:

SURFE SUSTENTÁVEL: EIS A PRIMEIRA PRANCHA FEITA DE ALGAS

Fonte foto capa: Jérémy Massière, campeão francês de SUP




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...