Conheça o refrigerador ecológico de argila que funciona sem energia elétrica 


Existem muitos lugares do mundo onde reinam a pobreza e a falta de recursos. Por isso, as pessoas não dispõem de energia elétrica, e muito menos de uma geladeira para conservar os alimentos.

Pensando nisso, foi criada uma alternativa que permite a conservação de alimentos em moradias muito carentes, ou em locais onde não exista rede elétrica. Trata-se de um refrigerador, ou conservador de alimentos, feito de argila.

A empresa mexicana Depresa criou este refrigerador ecológico chamado Ecoplanet. Semelhante a um enorme vaso de barro, ele é constituído de dois recipientes de argila, separados por uma grossa camada de areia e terra.

O Ecoplanet conserva os alimentos usando um pouco de água e energia solar, e consegue resfriar de 10 a 14ºC, por isso, pode ser muito útil em áreas sem luz elétrica.

Esse refrigerador sustentável é de custo bem baixo, de fácil manutenção e possui boa durabilidade.

Como funciona

O funcionamento desse refrigerador ecológico se dá da seguinte forma: o equipamento ao ser colocado à meia sombra permite que a umidade evapore, fazendo com que a temperatura caia, conservando assim os alimentos frescos acondicionados nessa estrutura.

Embora faça cinco anos que a empresa Ecoplanet comercializa esse e outros produtos ecológicos, o uso desse refrigerador de argila em prol de ações comunitárias para o desenvolvimento social no México, é algo recente.

https://www.facebook.com/jousinpalafoxnoticias/posts/2929681823757875

Na Índia também foi criado um conservador similar ao Ecoplanet, que é o da marca MittiCool  desenvolvido pelo artesão Mansukhbai Prajapati.

Esse dispositivo atua através de uma câmara de água instalada na parte superior, que ao evaporar, escorre pelas laterais da parede dele, permitindo assim o resfriamento e a conservação dos alimentos. E ainda há nessa geladeira ecológica, uma torneira na parte frontal, para consumo de água.

A temperatura do MittiCool pode refrigerar em torno de 8° C, o que é  eficaz para conservação prolongada dos alimentos.

 

Estes projetos são simples e, ao mesmo tempo geniais, pois podem beneficiar muita gente que ainda carece desse tipo de recurso.

Talvez te interesse ler também:

Geladeira comunitária: uma ideia que se espalha pelo mundo

Filtro de Barro: economia e menos lixo plástico. Mas será que funciona?

Ar-condicionado: 7 erros a evitar para poder economizar energia




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...