Máquina faz suco de laranja e o entrega em copo feito da sua casca


A cada dia surgem inovações que trazem soluções sustentáveis para combater o desperdício, reduzir o lixo ou minimizar os prejudiciais impactos ambientais, provocados pelo excesso de utilização dos recursos naturais por conta do consumo desenfreado. Hoje vamos conhecer uma inovação realmente incrível!

Essas inovações e novas descobertas tecnológicas fazem parte do que os estudiosos denominam de4ª Revolução Industrial, que é uma fase mais avançada trazendo novas tecnologias e ampliação das áreas de pesquisas e de conhecimentos científicos.

Segundo Klaus Schwab, fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial e autor do livro The Fourth Industrial Revolution, esse fenômeno está sendo marcado por grandes mudanças provocadas pelas inovações e avanços da tecnologia, resultando em várias transformações, com novos desafios e realidades, mas também trazendo benefícios para a humanidade.

Dentro desse contexto, esse conteúdo vem com a notícia de uma invenção, que merece um grande Uauuuuuuu!

Trata-se de uma  máquina que faz suco além de “imprimir e confeccionar” instantaneamente os copos reaproveitando as cascas de laranjas.

Um invento Green Enconomy com zero desperdício, aproveitando tudo da laranja desde o sumo à casca.

Essa máquina foi projetada no escritório de design e inovação de Carlo Ratti Associati, fundador da MIT Senseable City Laboratory em parceria com a empresa Circular-ENI. 

Como funciona

O mecanismo desse invento ocorre com a separação das duas metades da laranja, aí então é extraído o sumo e, depois as cascas são direcionadas à um tubo, onde vão parar no interior da máquina, em seguida, os resíduos são secos, moídos e recebem ácido polilático (PLA) – ácido químico, sintético e de origem biológica, originando um material bioplástico, que será aquecido e derretido em um filamento, para receber impressão 3D resultando na confecção dos copos, que em seguida serão enchidos com o suco.

Feel the Peel

Essa máquina recebeu o nome  de Feel the Peel, mede 3,10 metros de altura e comporta até 1.500 laranjas. Ela está sendo apresentada para conhecimento do público em um evento na cidade de Rimini, na Itália, e ainda pretende-se mostrá-la em outras localidades desse país.

Confira esta inovação neste vídeo do canal Carlo Ratti Associati-CRA:

Próximo lançamento

Agora, a próxima meta do criador da Feel the Peel é ampliar as funcionalidades e interações dessa tecnologia, fazendo uso das cascas de laranja para impressão de tecido para roupas.

É, realmente, deu para perceber que tem gente inovando mesmo na era da 4ª revolução industrial, mais uma vez… Uauuu! 

Talvez te interesse ler também:

FAZER A ÁGUA CHUVA FICAR POTÁVEL USANDO ENERGIA SOLAR. BRASILEIRA RECEBE PRÊMIO DA ONU POR SUA INVENÇÃO

A FLORESTA NA COSTA RICA QUE RENASCEU GRAÇAS ÀS CASCAS DAS LARANJAS

MILHO E ABACAXI VIRAM PRATOS E TALHERES QUE PODEM SER PLANTADOS

Fonte foto: CoolMaterial 




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...