Jeans rasgados nunca mais! Conheça os perigos dessa moda


A moda é um campo em constante mudança, onde tendências vêm e vão. Uma dessas tendências recentes é o uso dos jeans rasgados, cortados, com remendos e desgastados. Parece inofensivo, mas há um lado obscuro nesse estilo tão popular.

O processo por trás desses jeans da moda é mais alarmante do que se pode imaginar. Para criar esse visual, muitos desses jeans passam por um método de fabricação que expõe os trabalhadores a um risco significativo para sua saúde, principalmente mulheres que estão frequentemente envolvidas nesses processos.

Enquanto alguns métodos seguros, como o uso de tecnologia a laser, existem para criar esse estilo, a pressão da fast fashion por preços baixos muitas vezes resulta na adoção de técnicas prejudiciais.

O vídeo abaixo mostra uma trabalhadora envolta em grandes quantidades de fibras enquanto desgasta manualmente as calças, uma prática que representa um risco sério para a saúde dela e para o meio ambiente.

Assista ao vídeo chocante:

Tradução da legenda: Você sabia que é assim que alguns jeans desgastados são feitos? 😳 Até 20% do tecido é desperdiçado na produção de roupas jeans e são necessários cerca de 1.800 galões de água para produzir um único par de jeans. Os pesticidas são utilizados na produção de algodão e produtos químicos nocivos no processo de tingimento.

@livekindly Did you know this is how some distressed jeans are made? 😳 Up to 20% of fabric is wasted in the production of denim clothing, and it takes around 1,800 gallons of water to produce a single pair of jeans. Pesticides are used in cotton production and harmful chemicals in the dyeing process. #sustainablefashion #slowfashion #sustainability #sustainableliving #reducewaste #ethicalfashion #ecofriendly #fastfashion #consciousconsumer #ecofriendlyfashion ♬ snowfall – Øneheart & reidenshi

Os impactos da produção dos jeans

E tem tantos outros vídeos similares que denunciam este tipo de exploração.  A produção de jeans já é uma indústria com impactos ambientais significativos. Estima-se que a produção, fabricação e lavagem de apenas um par de jeans exija cerca de 10.800 litros de água.

Além disso, cerca de 35% da produção mundial de algodão é destinada à fabricação de jeans, implicando um consumo maciço de água, corantes, pesticidas e produtos químicos altamente impactantes.

O processo de acabamento dos jeans frequentemente envolve técnicas prejudiciais à saúde dos trabalhadores, como o jateamento de areia para branqueamento. Isso expõe os trabalhadores a poeiras de sílica, que podem causar doenças graves, como câncer de pulmão e silicose.

Consumo consciente

É hora de repensar nossas escolhas de moda. Ao comprar jeans rasgados, consideremos o custo oculto por trás desses itens de moda baratos. Em vez de seguir cegamente a moda rápida, poderíamos optar por reutilizar nossas roupas, alugar ou comprar peças de maior qualidade e durabilidade, produzidas com tecidos ecológicos e métodos responsáveis.

O conhecimento é a chave para tomar decisões mais conscientes. Não se trata de parar de consumir moda, mas de adotar um consumo mais responsável.

Devemos nos perguntar: o preço baixo de um item da moda vale mais do que a saúde do planeta e dos trabalhadores envolvidos? Ao repensarmos nosso consumo de jeans rasgados e desgastados, podemos dar um passo em direção a um futuro mais sustentável, preservando não apenas o estilo, mas também a saúde do nosso planeta e de seus habitantes.

Fonte: Live Kindly

Ainda sobre os impactos da moda, talvez te interesse ler também:

ONG revela as condições em que são produzidas as roupas da Shein

Roupas podem causar danos à saúde, inclusive câncer

O crescente movimento dos adeptos a não lavar roupas

Jateamento: na China nossos jeans continuam a matar

Upcycling na moda: como aderir à essa ideia?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...