O jeans e a reciclagem – calças Levi’s de redes de pesca descartadas


Acho que todo mundo tem uma calça jeans, pelo menos uma. Agora a Levi’s resolveu se interessar pela reciclagem, tem marca verde. Enfim, a notícia é de que a nova coleção, a 522, de calças jeans agora serão feitas com material de redes de pesca. Ajuda a limpar os mares, espero.

Sim, porque é claro que capitalista que se preze não vai desperdiçar material bom que anda por aí, solto ao Deus dará. Não é a lógica ambiental que lhes interessa e sim a lógica do lucro. Mas, quem sabe se com esse novo interesse do mercado essas empresas imensas, corporações, como a Levi’s não comecem a investir um tanto do seu imenso dinheiro nos projetos de limpeza dos oceanos, não? Se você quiser saber mais sobre a quantidade de plástico que existe solto pelos mares, leia este artigo aqui.

Leia aqui:

A nossa jeans de todo dia tem uma história longa, especialmente a Levi’s que foi inventada como roupa para trabalho pesado. Sim, era pesadíssimo o trabalho dos garimpeiro de ouro na Califórnia e foi para eles que Levi Strauss e Jacob Davis, o costureiro da empresa Levi Strauss & Company criaram,, lá pelos idos de 1872 as nossas queridas calças jeans, de azul, com rebites de cobre e costuras duplas, para aguentar melhor a exploração do trabalhador. E até os dias de hoje todos usamos, não é? O que não faz a propaganda, a alma do negócio como dizem eles, os capitalistas.

foto

Assim eram as primeiras jeans, em 1872.

Mas, a novíssima coleção das jeans mais queridas do mundo foi desenvolvida em parceria com a Aquafil, uma marca italiana especializada na fabricação de náilon sustentável. Diz a notícia deles que as calças são fabricadas com o náilon Econyl, que é um subproduto de materiais descartados coletados por mergulhadores da Healthy Seas Initiative. e reciclados, quer dizer, re-transformados em algo útil. Leia mais aqui como reciclar o plástico que está nos oceanos.

As redes de pesca já em desuso são descartadas no mar pelos barcos de pesca – falta de consciência ambiental das empresas, com certeza, ou melhor, falta de interesse pois não dá lucro trazer o material para terra e entregar em um ponto de descarte adequado. O problema é que redes de pesca boiando pelas águas matam os animais marinhos por sufocamento. E a quantidade de plástico descartada no mar, diariamente, é um absurdo de 8 milhões de toneladas. Temos um mar de plásticos, não há dúvidas, e todo esse plástico, que vai se degradando em pequenas bolinhas, é engolido pelos peixes e fica no seu corpo, +

Leia aqui: SEU SAL MARINHO TEM PLÁSTICO, SABIA?

Bom, aí tem você um novo modelo jeans, que pode ser comprado on-line na Aquafil, e que, eu espero, vem para ajudar à formação de mais consciência ambiental. Porque não vai adiantar muito se você comprar porque é moda, usar porque é bonito, e não parar para pensar que não se deve continuar jogando garrafinhas de água, copos de plástico, sacolas de supermercado, etc, no mar, na praia, nem nas ruas pois, você sabe, tudo, absolutamente tudo “corre para o mar” como os rios.

E mais, não use seus jeans de qualquer jeito, pode até te fazer mal. Antes, dê uma lida nos artigos que selecionei abaixo.

Leia também:

VOCÊ TEM LAVADO SUA CALÇA JEANS? ENTÃO PARE IMEDIATAMENTE!

VIDA LONGA AO JEANS! 10 TRUQUES PARA A LAVAGEM

CUIDADO COM OS JEANS APERTADOS! ELES PODEM DANIFICAR A CIRCULAÇÃO E OS NERVOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...