Conheça as razões para comprar em brechós

razões para comprar em brechós

Se antes um brechó era sinônimo de “coisa velha”, com cheiro de naftalina e ambiente austero, agora tudo mudou com o crescimento do e-commerce no país. Todo esse aumento de interesse em brechós é muito válido, porque se trata de um dos pilares da sustentabilidade, posto em prática: a reutilização de algo que já foi de alguém, mas que, por isso, não será apenas jogado no lixo, poupando a natureza de todo o trabalho de decomposição do objeto. É o chamado “consumo consciente".

Os brechós estão tão “in” que até clientes da classe A e VIPs buscam comprar nesses estabelecimentos, em busca de bons preços e itens exclusivos. Grande parte dos brechós atuais apresentam suas ofertas em sites na internet, sendo mais uma opção de comércio eletrônico, baseado, sobretudo, em roupas e acessórios. O crescimento mudou a face dos brechós, que agora chegam até mesmo a comercializar artigos novos e seminovos.

Crescimento surpreendente de brechós

Certamente, tal crescimento se dá por conta da facilidade em abrir um site via internet, transformando-se em uma opção de negócio muito mais viável, se comparada a um negócio físico. Junte-se a isso a enorme vitrine que significa estar online e, é isso: temos um rentável empreendimento.

Razões para consumir em brechós

Mas por que será que se diz que um brechó é amigo da sustentabilidade? Bem, além da questão do reaproveitamento – que já abordamos – há ainda outras motivações para que, quem cuida do meio ambiente, opte por comprar em brechós. Vamos às principais:

Produtos de brechó são menos descartáveis

Não raro, com o mundo consumista em que vivemos, ocorre a seguinte situação: após fazermos uma aquisição que “queríamos muito”, após um tempo a deixamos de lado, ou ainda, não sabemos a razão pela qual fizemos a compra. Com brechós, dificilmente isso ocorrerá, já que são itens que dificilmente você irá esquecer em um canto qualquer, pelo fato de serem peças únicas, carregadas de história de seus antigos donos.

Economia de espaço em aterros sanitários

Comprar em brechó é evitar que algo vá para o lixo, aumentando o volume de itens em aterros sanitários e diminuindo a poluição do meio ambiente.

Redução de consumo de energia e água

Como um brechó conta com produtos usados, não será necessário o uso de recursos naturais para fabricação de novos itens. A título de exemplo: para somente produzir um kg de algodão são utilizados, em média 20 mil litros de água.

Tenha mais estilo

Como as peças em brechós são únicas – ou contam com poucos similares, seja pela idade, seja porque todas as outras já foram descartadas – com pouco dinheiro, você pode compor um look incrível e fazer muito sucesso aonde for. E detalhe: sem correr o risco de estar com a mesma roupa de alguém!

Caridade e cidadania

Brechós vendem o que os antigos donos e/ou instituições doam; portanto, você mesmo pode levar as coisas que não use mais, para serem vendidas nesses locais. É uma forma de partilhar com os outros, o que não tem mais serventia para você.

Você tem hábito de ir a brechós, ou visitar os sites desse tipo de comércio? Que tal ter essa experiência? Conte para nós o que você achou!