Enjoei: um brechó online que valoriza o consumo consciente

Enjoei: um brechó online que valoriza o consumo consciente

Nos últimos tempos, tem sido valorizada a ideia de um consumo consciente, ou seja, os empreendimentos, mais e mais, têm se dedicado a promover a economia colaborativa, associando-se a preceitos da sustentabilidade, por meio da reutilização de bens e produtos. Exatamente essa é a proposta do Enjoei. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa interessante iniciativa a seguir.

Como surge o conceito Enjoei

Ama Luiza McLaren sempre se interessou por vendas e demonstrou talento inato para esse setor de atividade. Um dia, ao mudar-se para a casa de Tiê Lima, seu marido, verificou que suas coisas não tinham espaço no apartamento dele. Então, teve a ideia de selecionar objetos usados, para que fossem vendidos em uma loja virtual, e perguntou a ele se o endereço “enjoei.com.br” estava disponível.

Assim, em 2010, começava blog interessante, cresceu, ganhou solidez e virou uma loja virtual que, só em 2011 faturou 5 milhões de reais e, no ano seguinte, 15 milhões, ou seja, cresceu 300%.

Itens curiosos da Enjoei

O portal, atualmente comercializa desde roupas, até acessórios e aparelhos eletroeletrônicos e demais itens de segunda mão, contando com cerca de 100 mil vendedores – que são as pessoas que desejem se desfazer de seus objetos.

Como curiosidades, entre os itens ofertados pela Enjoei: um Fusca, ano 1983, de cor vermelha e um gato, encontrado na rua. A Enjoei cobra uma comissão de 1/5 do valor da venda.

Diferenciais do Enjoei

O que diferencia sites de e-commerce como o Enjoei.com de rivais como o gigante Mercado Livre, é justamente o envolvimento que os administradores têm com seus vendedores, fazendo o monitoramento personalizado de cada item em oferta no site.

Por exemplo, se uma oferta não apresenta fotos claras, ou os produtos estão em péssimo estado de conservação e/ou têm origem duvidosa, podem ser recusados pelos donos. Em média 1 a cada 4 pedidos de oferta são recusados.

Além disso, o Enjoei faz uma aposta forte no conteúdo, e os redatores escrevem uma pequena – e divertida – historinha sobre cada um dos objetos em oferta. Um exemplo dessa criatividade dos profissionais é um par de tênis que homenageia a banda de rock Ramones. O texto que anuncia o objeto diz o seguinte: “hey ho let's go comprar este tênis lindo! tênis pintado à mão. Não existe igual.” Isso já proporciona uma noção da abordagem moderna do site, que ainda faz uso de newsletter com suas últimas novidades e de redes sociais para divulgação.

Se você quer conhecer um pouco mais do Enjoei, basta acessar: www.enjoei.com.br, aproveitar as ótimas ofertas e comprar produtos que não servem para outras pessoas. Isso é aplicar o consumo consciente!