Qual é a fonte que menos utiliza tinta para a impressão?

fonte que menos utiliza tinta para a impressão

Todos sabemos que a sustentabilidade está, mais do que nunca, na ordem do dia, sendo necessário ter muito cuidado com o uso consciente de todos os recursos que interferem no conforto de nosso dia a dia. A questão do uso de impressoras virou preocupação, porque, mesmo em tempos de alta tecnologia e arquivos digitais, o Brasil é um país cuja burocracia ainda nos obriga a depender intensamente do papel e da tinta. Isso implica em desmatamento e em produção de resíduos, como os de embalagens vazias de cartuchos que são descartada.

Como economizar tinta com a fonte

Mas como podemos fazer para reduzir essa geração de resíduos, se queremos manter uma boa qualidade de impressão e não depender de cartuchos recarregados? Sim, devemos nos preocupar com a escolha da fonte utilizada para a impressão dos documentos.

A Ecofont: fonte ecologicamente correta

Uma empresa, pensou nessa questão e criou um programa que contém uma fonte tida como ecologicamente correta: trata-se da Ecofont. Ao longo do processo de impressão, a Ecofont faz pequenos pontos sem tinta nas letras, o que cria um estilo lindo, sem afetar a legibilidade.

Agora as coisas ficam mais interessantes: os referidos “pontos brancos” servem como formas de economizar tinta, fazendo com que menos partes do papel tenham de ser cobertas. Isso gera, simplesmente, uma economia da ordem de 50% do cartucho ou toner, ou seja, esses componentes renderão duas vezes mais!

Este softwar ainda guarda a seguinte vantagem: você pode escrever o texto com sua fonte preferida e apenas no momento da impressão fazer a mudança para essa fonte; tudo apenas ao clicar um botão.

Segundo um estudo da Winsconsin University, nos EUA, a fonte mais econômica seria a Century Gothic. Entretanto, a fonte Ecofont consegue ser ainda mais leve, fazendo com que economize mais. Para isso, basta formatar a Ecofont para imprimir em Century Gothic. Para reduzir ainda mais o consumo de tinta, é interessante imprimir em tamanho reduzido. Fica a dica!

Fonte foto: freeimages.com