Como a publicidade nos engana, deixando a comida perfeita e irresistível


Tem um ditado popular que é pura verdade: “comemos primeiramente com os olhos”, e este ditado os publicitários da indústria de alimentos conhecem muito bem, usam uma série de truques engenhosos para anunciar um alimento perfeito, suculento, quente ou crocante, de qualquer modo irresistível! Sopas fumegantes, deliciosos bolos fofinhos, bebidas super-geladas que na verdade…não existem.

O alimento representado em fotografias ou proposto em comerciais de TV muitas vezes sequer são comestíveis. Na maioria dos casos não passam de “criações culinárias” bizarras, de outro mundo mesmo, onde se mistura de tudo o que for necessário para dar ao alimento, o aspecto comercial desejado.

Vejamos alguns dos ingredientes e dos truques usados ​​em publicidade para deixar a comida mais atraente aos nossos olhos:

1. Cola

Quando misturados ao leite, os cereais se empapam rapidamente, perdem o crocante e vão para o fundo do pote. Mas basta substituir o leite por cola líquida branca que os cereais permanecerão sobre a superfície, mantendo sua textura original e seu irresistível crocante.

publicidade alimentos1

2. Óleo de motor

Panquecas são deliciosas com caramelo, mel, maple syrup mas nos anúncios são servidas com … óleo de motor. O xarope de ácer, ou xarope de bordo, na verdade tende a ser absorvido muito rapidamente pela panqueca, e assim, não dá tempo de tirar uma foto cativante!

publicidade alimentos 2

3. Vapor artificial

Os pratos com vapor de quentinho nas publicidades parecem ser muito suculentos e saborosos. Mas aqueles pratos na verdade não estão quentes. Além do photoshop, há outros métodos para criar o vapor:

Um vaporizador ou um algodão molhado e colocado no microondas. Esconde-se o pedaço de algodão no prato para criar a fumaça que o fotógrafo precisa clicar.

publicidade alimentos3

4. Graxa de sapato

A carne do hambúrguer recebe um brilho especial com graxa de sapato. Para evitar que fiquem murchos, os hambúrgueres comerciais nunca são cozidos totalmente. Vão ao fogo apenas por alguns segundos de modo a se manterem grandes e apetitosos. Posteriormente, são pintados com graxa para lhes dar as marcas típicas do grill.

publicidade alimentos 4

5. Papelão

Para obter a cremosidade dos recheios em bolos, os publicitários usam pedaços de papelão entre as várias camadas, mantendo-os com palitos de dente para que fiquem compactos. O mesmo truque é usado em anúncios de sanduíches e hambúrgueres com maioneses e outros molhos.

publicidade alimentos 5

6. Detergente

As cenas que retratam leite, café ou cerveja, contêm altas doses de detergente ou sabonete líquido para criar uma espuma durável, “natural” e atraente ao produto.

publicidade alimentos 6

7. Parece mas não é

Em propagandas de sorvetes não tem sorvete porque ele derrete muito facilmente. Os fotógrafos jogam seus flashes sobre o bom e velho purê de batata que não se deforma e pode ser colorido como quiser. Além do purê, um creme feito de amido, xarope de milho e açúcar de confeiteiro também dá o efeito desejável, ou melhor, fotografável.

publicidade alimentos 7

8. Remédios efervescentes

As bolhas de dióxido de carbono tendem a desaparecer rapidamente. Para criar o efeito “mata sede”, os anunciantes usam remédios efervescentes para azia. Misturando-os aos refrigerantes, estes ficam bem melhor na foto.

publicidade alimentos 8

9. Papel higiênico

O frango da publicidade nunca é bem assado como parece na foto. É sujeito a uma cozedura rápida e em seguida pintado de castanho-dourado. Para aumentar o volume, os anunciantes usam papel higiênico em seu interior.

publicidade alimentos 9

10. CERA

Para obter a consistência desejada, usam-se ceras derretidas de cores diferentes para que molhos e condimentos saiam perfeitos na foto.

publicidade alimentos 10

Tenha em mente estes truques e não caia na propaganda enganosa de tantas publicidades. O mesmo vale para o creme antirruga, para a tinta de cabelo, para a musa fitness ou seja, pra tudo mesmo! Na realidade da vida, nada é perfeito!

Especialmente indicado para você:

DIETA PARA PERDER BARRIGA: O CARDÁPIO DA BARRIGA LISINHA

MINIMALISM: O DOCUMENTÁRIO QUE NOS LEMBRA QUAIS SÃO AS COISAS REALMENTE IMPORTANTES NA VIDA (VÍDEO)

IDEIA DE QUE ALIMENTOS SAUDÁVEIS SÃO MAIS CAROS PODE NÃO SER REAL, DIZEM PESQUISAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...