Original Unverpackt: o primeiro supermercado sem embalagens em Berlim

Original Unverpackt: o primeiro supermercado sem embalagens

Imagine um supermercado onde não há potes de iogurte, o shampoo se compra a galão e as verduras não são vendidas em sacos plásticos. Aqui para comprar os produtos que você precisa levar os recipientes de casa e reutilizá-los, sem que qualquer embalagem, saco ou pacote, acabe indo para a lata de lixo.

É! o sonho está prestes a se tornar realidade para duas jovens de Berlim, Sara Wolf e Milena Glimbovski: que estão para abrir o Original Unverpackt, o primeiro supermercado em Berlim com embalagem zero. Neste supermercado tudo é conservado em grandes silos e as mercadorias são vendidas apenas por peso. Aqui, os consumidores podem trazer recipientes reutilizáveis de casa ou encontrá-los na loja, juntamente com sacos de papel rigorosamente reciclados.

O sistema irá permitir que os clientes comprem não somente produtos sem embalagens desnecessárias, mas também na quantidade que quiserem, uma luta contra o desperdício de alimentos. "Você vai encontrar tudo que você precisa para viver. Cada produto foi cuidadosamente selecionado e testado por nós", dizem as empresárias na página do crowdfunding.

O projeto será financiado graças à plataforma Startnext. Os internautas podem fazer uma doação de 8 a 3000 euros para ajudar as meninas a atingirem a meta de 45.000 €. Por enquanto, elas também procuram por uma sede, mas calculam que tudo poderia ser implementado dentro de um ano. Na página Facebook todas as últimas notícias e acontecimentos da dupla serão informadas.

Se este novo conceito de despesa é o novo amigo do ambiente em Berlim, muitos outros experimentos de lojas já começaram a embalar a zero em outros lugares, nos últimos anos. Já no nosso querido Brasil, por uma sacola plástica que os supermercados de São Paulo se recusaram a nos dar, tanto fizemos que tivemos de volta toda a nossa comodidade de mil sacolinhas à disposição e grátis. Justamente para incentivar o contrário! De qualquer forma, enquanto isso, você pode ir às compras levando sua própria sacola e preferir produtos a granel, sempre que possível :) Fica a dica!

Leia também:

UNIÃO EUROPEIA QUER DIMINUIR O USO DE SACOLAS PLÁSTICAS

SACOLINHAS PLÁSTICAS NOS SUPERMERCADOS, VOCÊ É A FAVOR OU NÃO?

BIOCOOP 21: ABRE EM PARIS O PRIMEIRO SUPERMERCADO 100% SEM EMBALAGEM