Cápsulas de café são proibidas em Hamburgo porque poluem demais


Você acha super chique ter uma máquina de café e adoraria oferecer a um anfitrião uma caixa cheia de cápsulas, todas lindas, coloridas e elegantes, para que ele escolhesse o seu aroma preferido, certo? Pois é, mas em Hamburgo tais cápsulas estão proibidas, desde o mês passado, nas repartições públicas da cidade.

A proibição faz parte de um guia do governo para a redução do lixo e consta a proibição de compra de “determinados produtos poluentes ou com componentes poluentes” como os “equipamentos para fazer bebidas quentes nas quais se usem cápsulas”.

As cápsulas são difíceis de reciclar pois são feitas geralmente de uma mistura de plástico com alumínio. Além disso as cápsulas contêm em média 6 g de café em 3 g de embalagem.

1/8 de todo café vendido na Alemanha é em forma de cápsulas. Mas Hamburgo não é a única cidade europeia que se preocupa com o impacto ambiental deste material. Uma pesquisa na Inglaterra revelou que 10% das pessoas acreditam que as cápsulas de café são muito danosas ao ambiente ainda que 22% delas possua em casa uma máquina de café em cápsulas.

No Brasil, ter uma máquina de café é mesmo uma coisa para poucos, ainda bem, mas o mercado pode crescer. Nos Estados Unidos, cerca de 13% da população consome todos os dias uma xicrinha de café de máquina que usa cápsula. Em 2013 na Europa Ocidental, pela primeira vez, as vendas de máquinas de cápsulas ultrapassaram as de máquinas de café em pó filtrado.

Todos os dias no mundo bebe-se, em média, mais de dois bilhões de xícaras de café e, até o homem que inventou as cápsulas K-Cup parou de usá-las alegando “sentir-se em culpa” por seu impacto ambiental. Algumas empresas do ramo possuem programas de sustentabilidade ambiental e a empresa Keurig, que domina grande parte deste mercado, prometeu fazer com que todas as suas cápsulas sejam recicláveis ​​em até 2020.

Enquanto isso não acontece, vamos continuar fazendo o nosso cafezinho na maneira tradicional brasileira, ou com a moka italiana, muito usada também no Brasil. Ser green, ou seja, se preocupar com o meio ambiente e fazer bem à Terra é ainda muito mais chique que estas máquinas, vocês não acham?

Talvez te interesse ler também:

COMO LIMPAR A CASA USANDO BORRA DE CAFÉ

QUAL É A FORMA MAIS “VERDE” DE TOMAR CAFÉ?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...