Eco-shopping

Lenços umedecidos: perigo para o ambiente e para a saúde

Lenços umedecidos
  • Escrito por Redação

Caíram no gosto do freguês: lenços umedecidos são práticos, têm um cheirinho agradável, servem para lavar as mãos, o rosto, as partes íntimas quando estamos fora de casa e nem custam tão caro. Dizem até que podem ser descartados na privada, que são hipoalergênicos e por aí vai. Mas será que são mesmo assim...tão bons? 

O supermercado de comida destinada ao lixo, onde se paga com voluntariado

o-armazém
  • Escrito por Redação

Todos os anos, mais de um bilhão de tonelada de alimentos acabam indo parar no lixo sem terem sido consumidos, enquanto cerca de 800 milhões de pessoas têm dificuldade ou sequer conseguem consumir pelo menos uma refeição decente por dia. Uma situação paradoxal e injusta que vem inspirando projetos e iniciativas que visam evitar o desperdício e atender às necessidades daqueles que mais precisam. Este é o exemplo que vem de um supermercado especial recentemente inaugurado na Inglaterra.

Não ao desperdício: consertar em vez de comprar é a proposta da Suécia

consertar
  • Escrito por Felipe Chaves

Não é de hoje que o consumo desenfreado de equipamentos, móveis e eletrodomésticos tem causado preocupação nas autoridades governamentais por todo mundo. O motivo para isso é simples: quanto mais se consome, mais se descarta, tão logo, maior o dano ao meio ambiente e à própria vida através da emissão de carbono.

Cápsulas de café são proibidas em Hamburgo porque poluem demais

Capsulas de café
  • Escrito por Daia Florios

Você acha super chique ter uma máquina de café e adoraria oferecer a um anfitrião uma caixa cheia de cápsulas, todas lindas, coloridas e elegantes, para que ele escolhesse o seu aroma preferido, certo? Pois é, mas em Hamburgo tais cápsulas estão proibidas, desde o mês passado, nas repartições públicas da cidade.

Fruta Imperfeita: Brasil também evita desperdício vendendo alimentos "fora do padrão"

frutas
  • Escrito por Gisella Meneguelli

A França acabou de sancionar uma lei que proíbe redes de supermercados a jogarem no lixo alimentos prestes a vencer, no intuito de que eles sejam doados. Mas não é apenas na França que existe uma iniciativa que visa a evitar o desperdício e pratica a solidariedade. Por aqui também se evita o desperdício com a venda de alimentos fora dos padrões de perfeição dos supermercados.

Distribuidor troca por livros, os presentes indesejados de Natal

  • Escrito por Daia Florios

Natal... à parte a questão do consumismo que a gente combateu, ou tentou combater, nos meses precedentes, dando ideias de presentes faça você mesmo e outras dicas sobre consumo consciente, há sempre quem sisme que PRECISA dar presente. Além de cada consumo representar mais lixo, mais emissão de GEEs por exemplo, tem o lado prático: quem disse que o teu presente será valorizado? que a pessoa vai gostar do que você comprou para ela? Sejamos claro: o Natal é também a época dos presentes indesejados, porque muitas vezes o presente é visto mais como uma obrigação do que como um prazer: bijuterias nada a ver com nosso estilo, roupas dois tamanhos maiores e objetos de decoração inúteis que vão acabar no porão ou mesmo no lixo.