Como tirar as manchas de tecidos de um modo natural

Como tirar as manchas de tecidos de um modo natural

Os conselhos da vovó ecológica hoje vai revelar os segredos para remover manchas dos tecidos e roupas, sem recorrer a produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente.

Para abrir esta série de conselhos comecemos com uma mancha essencialmente natural: a de suor, certamente, uma das mais populares.

Quantas vezes você não conseguiu remover completamente aquela mancha amarela no colarinho da camisa ou o que sobrou da pizza no sovaco da blusa? O método mais eficaz é a do molho em uma bacia com água morna e vinagre (se o amarelo é muito visível, você também pode se aventurar em uma solução de vinagre puro). Uma vez feito isso, enxágue bem.

Manchas que parecem ser problemáticas de tirar, mas na realidade é muito menos complicado do que você pensa, é que a causada pela ferrugem. Aqui o que se pode fazer não é tão complexo: esfregue bem suco de limão sobre a mancha e veja a surpresa!

Bastante complicada no entanto, é a mancha de sangue, pois penetra profundamente no tecido e, ao mesmo tempo, deixa na superfície uma leve incrustação. Antes de tudo, esfregue a mancha para tirar a crosta de sangue. Em seguida, mergulhe a peça em uma bacia com água fria e um punhado de sal por cerca de 15 minutos. Depois proceda à lavagem normal (usando detergentes biológicos preferencialmente). O importante no entanto é não usar água quente, que na verdade ajuda a fixar a mancha de sangue no tecido.

Aos leitores que têm vidas amorosas duplas (triplas, um harém....) e segredos que não podem ser revelados, a solução para remover manchas de batom das roupas, pode deixar a vida mais fácil. Se você tiver a sorte de perceber a mancha antes, não perca tempo: pegue um pano e umedeça com vinagre branco ou com óleo de eucalipto, esfregue vigorosamente e, lentamente, a área manchada parecerá como nova. E se a mancha persistir? Esfregue pão branco sobre a mancha e em seguida, esfregue com uma escova...desta vez você deve conseguir desaparecer com a mancha.

Se você tiver a roupa suja de mofo...talvez seja o caso de se perguntar quanto tempo você não a usava! E com as boas memórias em mente siga a seguinte dica: depois de secar bem o tecido (com um secador de cabelos por exemplo, passe uma escova para retirar o mofo que conseguir, em seguida, aplique uma mistura de sal, água e vinagre.

Para todas as vezes que o passeio terminar com sorvete de cone, e sua inevitável mancha, corra atrás de uma garrafinha de água com gás para esfregar um pouco desta água sobre a mancha. E não tente dizer que se sujar de sorvete é coisa de criança!

A solução para as manchas causadas por lama é bastante paradoxal: não lavá-las! O truque é deixá-la secar completamente e na maioria dos casos basta escovar o tecido para removê-las. Recomenda-se também após a escovação vigorosa para retirar a lama seca, passar sobre o tecido meia batata crua ou com uma esponja embebida em água e vinagre e depois proceder com uma lavagem normal.

Uma coisa que pode irritar a mais tranquila das criaturas é quando uma goma de mascar gruda em algum lugar. Neste caso, ponha o tecido no freezer para endurecer a goma ou tente passar gelo sobre a superfície "enchicletada", quando a goma estiver completamente endurecida, simplesmente tire-a do tecido.

Pode parecer loucura, mas até mesmo a água pode deixar marcas, por conta dos sais que estão presentes nela. Se isso acontecer, a solução é muito simples, cubra a superfície manchada com um pano seco e passe o ferro sem vapor em cima da mancha.

É claro, talvez você não tenha tempo nem vontade de usar esses métodos naturais. Mais ainda neste caso, use sempre detergentes que não agridam o meio ambiente, pois no tempo da vovó não existiam produtos milagrosos que tiravam manchas, e nem hoje existem, a maioria faz o mesmo efeito que nossas dicas fazem. Então, ficam as dicas!

Fonte foto: freeimages.com