Como tirar vários tipos de manchas de roupas, de um modo natural


Os conselhos da vovó ecológica hoje vai revelar os segredos para remover manchas dos tecidos e roupas, sem recorrer a produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente.

Para abrir esta série de conselhos vamos começar com uma mancha essencialmente natural: a de suor, certamente, uma das mais populares.

Mancha de suor

Quantas vezes você não conseguiu remover completamente aquela mancha amarela no colarinho da camisa ou o que sobrou da pizza no sovaco da blusa? O método mais eficaz é a do molho em uma bacia com água morna e vinagre (se o amarelo for muito visível, você também pode se aventurar em uma solução de vinagre puro). Uma vez feito isso, enxágue bem.

Uma outra solução é usar limão. Passe o limão sobre a mancha, deixe secar e lave a roupa normalmente.

Mancha de ferrugem

Manchas que parecem ser problemáticas de tirar, mas na realidade é muito menos complicado do que você pensa, é que a causada pela ferrugem. Aqui o que se pode fazer não é tão complexo: esfregue bem suco de limão sobre a mancha e veja a surpresa!

Mancha de sangue

Bastante complicada no entanto, é a mancha de sangue, pois penetra profundamente no tecido e, ao mesmo tempo, deixa na superfície uma leve incrustação. Antes de tudo, esfregue a mancha para tirar a crosta de sangue. Em seguida, mergulhe a peça em uma bacia com água fria e um punhado de sal por cerca de 15 minutos. Depois proceda à lavagem normal (usando detergentes biológicos preferencialmente). O importante no entanto é não usar água quente, que na verdade ajuda a fixar a mancha de sangue no tecido.

Manchas de batom

Aos leitores que têm vidas amorosas duplas (triplas, um harém….) e segredos que não podem ser revelados ou, às leitoras distraídas que se descuidam e se sujam com esta maquiagem, uma solução para remover manchas de batom das roupas pode deixar a vida mais fácil.

Se você tiver a sorte de perceber a mancha o quanto antes, não perca tempo: pegue um pano e umedeça com vinagre branco ou com óleo de eucalipto, esfregue vigorosamente e, lentamente, a área manchada parecerá como nova. E se a mancha persistir? Esfregue pão branco sobre a mancha e em seguida, esfregue com uma escova…desta vez você deve conseguir fazer desaparecer a mancha. Mas, se nada disso funcionar, a última dica é usar espuma de barbear como mostra o vídeo abaixo, ao final deste artigo.

Mancha de mofo

Se você tiver a roupa suja de mofo…talvez seja o caso de se perguntar quanto tempo você não a usava! E com as boas memórias em mente siga a seguinte dica: depois de secar bem o tecido (com um secador de cabelos por exemplo, passe uma escova para retirar o mofo que conseguir, em seguida, aplique uma mistura de sal, água e vinagre.

Mancha de sorvete

Para todas as vezes que o passeio terminar com sorvete de cone, e sua inevitável mancha, corra atrás de uma garrafinha de água com gás para esfregar um pouco desta água sobre a mancha. E não tente dizer que se sujar de sorvete é coisa de criança!

Mancha de lama

A solução para as manchas causadas por lama é bastante paradoxal: não lavá-las! O truque é deixá-la secar completamente e na maioria dos casos basta escovar o tecido para removê-las. Recomenda-se também após a escovação vigorosa para retirar a lama seca, passar sobre o tecido meia batata crua ou uma esponja embebida em água e vinagre e depois proceder com uma lavagem normal.

Goma de mascar

Uma coisa que pode irritar a mais tranquila das criaturas é quando uma goma de mascar gruda em algum lugar. Neste caso, ponha o tecido no freezer para endurecer a goma ou tente passar gelo sobre a superfície “enchicletada”, quando a goma estiver completamente endurecida, simplesmente tire-a do tecido.

Mancha d’água

Pode parecer loucura, mas até mesmo a água pode deixar marcas por conta dos sais que estão presentes nela. Se isso acontecer, a solução é muito simples, cubra a superfície manchada com um pano seco e passe o ferro sem vapor em cima da mancha.

Detergentes naturais

É claro, talvez você não tenha tempo nem vontade de usar esses métodos naturais. Mais ainda nestes casos, use sempre detergentes que não agridam o meio ambiente, pois no tempo da vovó não existiam produtos milagrosos que tiravam manchas, e nem hoje existem, a maioria faz o mesmo efeito que nossas dicas fazem. Então, ficam as dicas!

Talvez te interesse ler também:

COMO TIRAR MANCHAS DE SUOR E DE DESODORANTE (8 RECEITAS NATURAIS CASEIRAS)

APRENDA A TIRAR MANCHAS DE ÓLEO DAS ROUPAS, DE MODO FÁCIL E NATURAL

7 TRUQUES CASEIROS PARA REMOVER O MOFO DAS ROUPAS

COMO TIRAR MANCHA DE CANETA FACILMENTE

COMO REMOVER FERRUGEM E SUAS MANCHAS COM RECEITAS CASEIRAS E FÁCEIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...