Botox capilar: o que é, para que serve? Dá pra fazer em casa?


Você conhece o botox capilar? Assim como o facial, o botox capilar promete um rejuvenescimento capilar, pois devolve a vitalidade aos cabelos. Isso ocorre porque ele nutre os fios de forma mais natural e menos agressiva.

Diferente da escova progressiva que altera a estrutura dos fios, o botox capilar deixa os cabelos com uma aparência mais natural e saudável, sem frizz e com menos volume. Ficou interessada?

Veja como é possível fazer, inclusive em casa!

O que é botox capilar e para quê serve?

De acordo com especialistas, o botox capilar é uma técnica muito utilizada para repor os nutrientes dos cabelos, deixando-os com um aspecto mais renovado e saudável. Ele é feito com uma boa hidratação que vai garantir a reconstrução e a maleabilidade dos fios, deixando-os ainda mais fáceis de cuidar e arrumar.

Diferente da escova progressiva, o botox capilar não contém formol em sua composição. No entanto, ele não alisa os fios, mas sim os deixa mais alinhados e nutridos, fazendo com que as mechas pareçam mais lisas e fáceis de arrumar.

O procedimento no salão leva em torno de 2 a 3 horas, custando em média de R$ 250 a R$ 500, dependendo do comprimento e do volume do cabelo. Lá eles utilizam um xampu de limpeza profunda para eliminar as impurezas e garantir que o produto penetre melhor nas mechas.

O tempo de ação do produto hidratante gira em torno de 30 a 40 minutos e, depois desse período, o cabelo é enxaguado e selado com o próprio secador de cabelos, garantindo que os nutrientes permaneçam nos cabelos por mais tempo. Quem gosta dos cabelos mais lisos, pode optar pela selagem feita com a chapinha, além do secador.

O efeito do botox capilar dura até 2 meses, mas para conservá-lo por mais tempo, recomenda-se não utilizar xampu antirresíduos e fazer hidratações regulares com máscaras e ampolas de vitaminas a cada 15 ou 30 dias.

O benefício dessa técnica é a facilidade na hora de arrumar os cabelos, bem como a garantia de cabelos lindos e saudáveis, sem a necessidade de utilizar químicas agressivas.

Botox capilar caseiro – receitas

Outra vantagem do botox capilar é que, por não conter química, ele pode ser feito em casa. Muitas mulheres não têm tempo ou dinheiro para ir ao salão cuidar dos cabelos e, algumas delas, optaram não só por fazer o tratamento em casa, como também se prontificaram a ensinar como faz através de vídeos no YouTube.

Uma delas é a Mirella Martins, que ensina a fazer uma receita de botox capilar caseiro que leva os seguintes ingredientes:

  • Amido de milho – para deixar os cabelos sem frizz e sem volume;
  • Soro fisiológico – equilibra o pH dos fios, deixando-os com mais brilho;
  • Creme de leite – para nutrir os fios, eliminando as pontas duplas;
  • Máscara hidratante –  de sua preferência para ajudar ainda mais na hidratação e deixar os cabelos cheirosos.

Mirella utiliza como medida 2 colheres de sopa de cada ingrediente. Veja o passo a passo no vídeo:

Outra Youtuber que dá dicas de botox caseiro é a Gothinha. Ela também utiliza o amido de milho que, segundo ela, serve como um “transportador” de ingredientes para dentro dos fios. Além dele, Gothinha opta por outros ingredientes ainda mais saudáveis, como:

  • Glicerina – tipo de álcool que faz a troca de umidade entre o ambiente e o cabelo;
  • Leite de coco – rico em ácido láurico, abre as cutículas dos fios para depositar os nutrientes;
  • Gelatina incolor – rica em colágeno, ajuda os fios que estão ressecados a ganhar mais elasticidade;
  • Ovo – para a reconstrução dos fios e proteínas;
  • Azeite de oliva – para hidratar, nutrir e dar leveza aos fios;
  • Condicionador de cabelo – para finalização e selagem;
  • Vinagre – misturado com o condicionador, ajuda a selar os fios antes do último enxágue e secagem.

No vídeo abaixo, ela explica para que serve cada ingrediente e como eles agem no cabelo:

O legal dessas receitas é que a maioria dos ingredientes utilizados são naturais e relativamente baratos, podendo ser encontrados na própria cozinha de casa! Isso prova que é possível cuidar dos cabelos de maneira natural e simples.

Esperamos que tenham gostado das dicas e até a próxima!

Talvez te interesse ler também:

VINAGRE DE MAÇÃ → MIL BENEFÍCIOS PARA CABELOS, PELE, SAÚDE E MUITO MAIS

COMO EVITAR OS CABELOS BRANCOS DE FORMAS NATURAIS

MÁSCARA COM BABOSA PARA CABELOS SAUDÁVEIS E FORTES




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...