Shampoo bomba caseira para crescer cabelo. A RECEITA está aqui!

  • atualizado: 
shampoo bomba

O conhecido conto de fadas da Rapunzel chama atenção de muitas mulheres, não exatamente pela história de amor ou beleza do príncipe encantado, mas pelo comprimento do cabelo da heroína. São muitas as que sonham em ter madeixas tão longas e sedosas quanto a da história.

E para conseguir isso, é comum recorrer as mais variadas receitas, sejam elas tradicionais ou inovadoras. A nova sensação é o shampoo bomba caseira, que promete um crescimento três vezes maior por mês dos fios.

Mas será que é seguro? Funciona? Saiba tudo sobre essa novidade a seguir.

O que é o shampoo bomba

O shampoo bomba nada mais é do que uma mistura caseira de produtos que contém ingredientes que potencializam o crescimento dos cabelos: o Monovin-A, Bepantol e um shampoo sem sal.

Com o uso, a promessa é de que os fios cresçam até 4 centímetros por mês. Vale lembrar que o cabelo cresce, naturalmente, cerca de 1.25 centímetros por mês. Além de fazer o cabelo crescer, o shampoo bomba também promete deixar os fios mais fortes, saudáveis, brilhantes e macios.

A receita do shampoo bomba caseira

Para fazer o shampoo bomba caseira são necessários apenas três ingredientes: o Monovin-A, Bepantol e shampoo sem sal. A quantidade de monovin-A vai variar a depender do tamanho do shampoo, mas o bepantol será sempre utilizado na quantia de 5 ml. Para fazer basta misturar 5 ml de bepantol, 1 ml a cada 100 ml de shampoo, e o shampoo sem sal.

Como e quando usar

O shampoo bomba deve ser usado como um shampoo normal, aplicando o produto em cada lavagem, massageando o couro cabeludo e enxaguando, em seguida. É importante sempre finalizar com um condicionador. Por ser muito forte, o uso do shampoo bomba caseira deve ser de, no máximo, 3 meses. Depois desse período é importante fazer um intervalo usando shampoo normal, por um período que varia entre 2 e 3 meses. Isso é essencial para evitar o efeito contrário, queda e fios fracos.

Os ingredientes que contém o shampoo bomba contém peculiaridades que ajudam a explicar por que tanta gente garante o crescimento dos cabelos com o uso desse produto. Conheça abaixo as especificidades de cada um:

Monovin-A

O Monovin-A é um produto desenvolvido para uso veterinário. Ele é indicado para fortalecer e deixar mais brilhantes os pelos e crina de cavalos. Contém vitamina A pura e concentrada, um nutriente que tem alto poder hidratante e que ajuda a fechar as cutículas dos fios.

Vale lembrar porém que a alta concentração de vitamina A é desaconselhada pelos especialistas. Além disso, os cabelos humanos são mais frágeis do que dos cavalos, que têm fios dez vezes mais resistentes.

Shampoo sem sal 

O uso de um shampoo sem sal entra na receita por que esse produto é menos agressivo aos fios do que a versão com cloreto de sódio. Como o componente acaba por tirar a água dos cabelos, acaba causando ressecamento. No entanto, além do sal presente na fórmula, é necessário prestar atenção se o shampoo contém laurel sulfato de sódio, um item que também contém sal, e tende a fazer mais mal do que o sal, de fato, por ser um tipo de detergente, usado para dar consistência e fazer a espuma característica desses produtos. Pessoas que utilizam química, lavam o cabelo todos os dias ou têm cabelos cacheados e afros devem, preferencialmente, usar shampoos sem sal.

Bepantol

O bepantol é conhecido por ajudar na cicatrização, tratamento e prevenção de assaduras, entre outras funções. É um composto de vitaminas, lanolina e óleo de amêndoas, que também pode ser benéfico para o cabelo, na medida em que dá mais força e brilho aos fios, deixando-os mais hidratados e macios.

O parecer de um especialista

Apesar do sucesso do shampoo bomba, os especialistas alertam que nenhum shampoo consegue fazer o cabelo crescer, de fato.

Além disso, não existe estudo científico que comprove a sua eficácia.

O monovin-A é usado nos animais para atingir camadas mais profundas da pele e não teria ação nenhuma apenas sendo massageado no couro cabeludo. O excesso de oleosidade, provocado pelo uso constante, pode causar efeito contrário, e diminuir o tempo de vida útil dos fios, fazendo-os cair mais.

Os riscos

Todo produto para entrar no mercado precisa ser testado e balanceado para conseguir o efeito esperado, sem causar danos à saúde. Não à toa todos eles têm que ter aprovação de um órgão competente para fazer essa avaliação. O monovin-A, ingrediente do shampoo bomba, não é aprovado pela ANVISA para uso em humanos, isso significa que qualquer dano que houver não terá respaldo dessa agência.

Além disso, o efeito pode ser o oposto, tendo em vista que são componentes fortes, principalmente o monovin-A. O resultado pode ser fios quebradiços e queda de cabelo.

O excesso de oleosidade pode causar ainda caspas e fungos.

O couro cabeludo contém muitos vasos sanguíneos e pode absorver resíduos do produto, gerando efeitos colaterais como enjoo, visão turva, hepatite e problemas de fígado. Esse risco é baixo, mas existe.

Por isso todo cuidado é pouco na hora de aplicar essas receitas. Uma boa dica é consultar um profissional e ver o que ele acha.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!