Talheres comestíveis, no Brasil também tem


O plástico é um problema ambiental já bem conhecido e apesar disso, é ainda um material demasiadamente presente em nossa vida. Pense nas embalagens, nas colherzinhas de sorvete, até nos e na composição de tecidos sintéticos… O plástico é uma praga difícil de se livrar.

Nós falamos aqui que a França quer proibir o uso de talheres descartáveis em até 2020; Nova York proibiu o uso de embalagens de isopor na cidade. Também falamos sobre a DoEat, microempresa belga que fabrica talheres comestíveis entre tantas outras ações para diminuir o uso do plástico em nosso dia a dia. Agora a novidade é que uma empresa brasileira, a Gourmet Tal Soluções Ecológicas também está desenvolvendo e patenteando talheres comestíveis e biodegradáveis que podem substituir os misturadores de sucos e cafés, as pazinhas de sorvetes, os pauzinhos de picolés de plástico ou de madeira.

Os talheres podem ser usados em casa mas em cafeterias, sorveterias, restaurantes, em buffets de festas, etc, a redução do impacto ambiental desse lixo plástico seria bem maior, principalmente em cidades que ainda não têm ou aonde ainda engantinha a coleta seletiva para a reciclagem. Talvez em um futuro próximo venha a ser obrigatório nos estabelecimentos comerciais o uso de alternativas sustentáveis ao plástico.

De qualquer forma, além do fato de que comer em pratos e talheres de plástico ser horrível por si só, evitar o uso destes descartáveis faz bem ao planeta que deve lutar para decompor um material que pode levar até 400 anos para desaparecer da face da Terra e destrói a vida aquática por onde passa.

Abaixo, alguns posts sobre o problema ambiental do plástico e algumas dicas para evitar e diminuir o seu consumo.

Especialmente indicado para você:

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

5 ALTERNATIVAS AO FILME PVC PARA CONSERVAR ALIMENTOS

PLÁSTICO NO MAR – FOTOS IMPRESSIONANTES DA POLUIÇÃO PLÁSTICA NAS PRAIAS DE HONG KONG




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...