Para que serve Óleo de Andiroba: usos, propriedades e benefícios


Os óleos vegetais estão na moda. E não é para menos. Compostos de muitas vitaminas e minerais essenciais, os óleos podem fazer muito bem para a saúde do corpo, cabelos e pele. Entre os mais interessantes, está o óleo de andiroba, extraído da árvore de mesmo nome, originária da região amazônica.

O nome Andiroba vem do tupi (ãdi’roba) e significa “óleo amargo”, uma referência ao óleo extraído das sementes e frutos da planta Carapa guaianensis, reconhecida oficialmente pelo Ministério da Saúde do Brasil por suas propriedades fitoterapeuticas.

Além de ser uma árvore medicinal, a Andiroba contém uma madeira de alta qualidade, utilizada no comércio e também na construção civil.

Para que serve o Óleo de Andiroba?

  • Cosmético: O óleo de andiroba é amplamente utilizado na indústria cosmética em produtos para cabelos, pele e unhas, como óleos corporais, cremes hidratantes, shampoos e condicionadores.
  • Medicinal: Na medicina tradicional, o óleo de andiroba é utilizado para tratar uma variedade de condições de pele, incluindo eczema, psoríase, acne e picadas de insetos. Também é empregado para aliviar dores musculares e articulares.
  • Repelente: Além de seus usos cosméticos e medicinais, o óleo de andiroba pode ser utilizado como repelente de insetos em casa, ajudando a afastar mosquitos e outros insetos indesejados.

Propriedades do Óleo de Andiroba

O óleo de andiroba é um ingrediente comum em diversos cosméticos devido à sua riqueza em vitaminas A, B1, B2, B6, C e E, além de minerais e ácidos graxos como ácido oleico, esteárico, palmitoleico e linoleico, além de miliacinas e limonóides, conferindo-lhe propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, emolientes, protetoras, cicatrizantes, analgésicas e inseticidas.

São várias as suas propriedades medicinais e cosméticas. Por exemplo:

  • Emoliente: Ajudam a suavizar e hidratar a pele e os cabelos.
  • Anti-inflamatório: Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir a inflamação e a vermelhidão na pele, além de aliviar dores musculares e articulares.
  • Cicatrizante: Por ser rico em ácidos graxos e compostos bioativos, o óleo de andiroba auxilia na cicatrização de ferimentos e lesões cutâneas.
  • Repelente: Estudos indicam que o óleo de andiroba possui propriedades repelentes e inseticidas.

Usos e Benefícios do Óleo de Andiroba

Todas essas propriedades, fazem do óleo de andiroba um produto com muitos benefícios para a nossa saúde e beleza. Vejamos quais são os seus benefícios mais conhecidos:

Nutre e hidrata o cabelo

O óleo de andiroba pode ser usado para fazer umectações e hidratações, justamente por atuar nutrindo o cabelo e hidratando-o. A ação do óleo de andiroba reduz o frizz, as pontas duplas, diminui o volume, e deixa os fios mais macios e com brilho. É indicado, principalmente, para cabelos cacheados, crespos, muito danificados e ressecados. Vale lembrar que o óleo precisa ser 100% puro para que todo o potencial nutritivo seja aproveitado.

Como usar óleo de andiroba nos cabelos

No caso da umectação, há duas formas de fazê-la: aplicando uma quantidade de óleo nos fios, mecha a mecha, sem atingir a raiz, deixar agir por 1 hora e depois lavar, normalmente.

Dá também para fazer uma umectação mais profunda, aplicando o óleo no cabelo, deixando-o agir por cerca de 8 horas. Nesse caso, recomenda-se fazer o procedimento à noite, antes de dormir. Depois é só lavar os cabelos, no dia seguinte.

É possível ainda incluir o óleo de andiroba no creme de hidratação para potencializar o efeito. E até mesmo no leave-in para deixar os fios mais nutridos. A aplicação no leave-in só é recomendada para quem tem cabelos muito cacheados ou crespos, pois, do contrário, pode deixar os fios pesados e sem vida.

É bom para a pele

Os efeitos de nutrição e hidratação se estendem também a pele. Ele penetra rapidamente nas camadas do tecido, e possui ainda efeito protetivo, funcionando como uma barreira. Ele é indicado para peles secas e no tratamento de doenças de pele, como eczemas e psoríase. É também usado em formulações cosméticas de combate à celulite, acne, herpes e outras erupções cutâneas.

É anti-inflamatório

O óleo de andiroba possui efeito anti-inflamatório também e pode ser usado para tratar dores musculares, lesões, inchaço, vermelhidão, para redução de hematomas e edemas. Tem ainda efeito cicatrizante, podendo ser usado para tratar ferimentos e episódios dolorosos, além de regenerar tecidos inflamados.

É analgésico

Outro uso interessante é para tratar e amenizar dores. Pode ser usado como óleo de massagem para alívio de reumatismo, dor lombar, artrose ou artrite. Basta massagear o local afetado com este óleo também para o alívio de dores musculares, para o aquecimento muscular em atletas.

Possui efeito repelente e inseticida

Estudos sugerem que o óleo de andiroba é útil também como repelente, podendo afastar diversos tipos de mosquito e outros insetos sem apresentar riscos de toxidade. É usado como remédio natural contra piolhos, na proteção de móveis de madeira contra cupins, podendo ainda ser usado para controle alternativo de pragas em diferentes sistemas de cultivo.

Além de repelir, pode ser usado também para tratar as picadas de insetos, aliviando a dor, a coceira e o inchaço.

As propriedades terapêuticas do óleo de andiroba são reconhecidas não apenas no Brasil, mas em diversos países da América Latina. Outros nomes pelos quais a planta é conhecida incluem andirova, angirova, carapa, crespi, camaçari ou castanha-mining.

Advertências

Essas propriedades, usos e benefícios fazem do óleo de andiroba um ingrediente versátil e eficaz para cuidados com a pele, cabelos e saúde geral. Mas, atenção! Não é indicado para uso oral!

Consulte um fitoterapeuta antes de usar qualquer produto natural.

Fontes:

  1. Embrapa
  2. Cure Naturali

Talvez te inetresse ler também:

Picão-Preto: Um Mato Curativo e Comestível

Cacto-Macarrão (Rhipsalis baccifera): Usos, Benefícios, Como Cuidar

Para que Serve a Erva-Paracari (Marsypianthes chamaedrys): Propriedades, Usos e Benefícios

Como fazer o cabelo parar de cair

Chá verde – reaproveite para usar e embelezar a pele e os cabelos

Argila rosa para que serve? Veja os benefícios para tua pele




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...