Como plantar bertalha. Dicas práticas e fáceis!


Bertalha é uma das plantas chamadas PANC – plantas alimentícias não convencionais – e que, dificilmente você conseguirá comprar no mercado ou mesmo na feira. Mas é facílimo de se plantar – aprenda aqui a plantar bertalha e tenha sua folhagem preferida sempre à mão para cozinhar.

A bertalha gosta de clima quente, úmido e espaço para crescer. Você pode plantar no chão, em um canteiro, ou em vaso, como preferir. Até na varanda você poderá ter bertalha plantada, desde que haja sol e água em abundância.

1. Primeira vez – semear as sementes de bertalha

Consiga sementes de bertalha (Basella alba), que também é conhecida como espinafre-indiano, em uma floricultura ou pela internet. Semeie suas sementes, mantenha úmido o substrato e não perca a paciência – pode demorar semanas para elas começarem a germinar.

Germinando sementes no prato

É uma maneira de você conseguir observar todo o processo de germinação: forre um prato com papel toalha, espalhe as sementes, mantenha o papel úmido. Cubra o prato com uma tampa (de vidro, plástico ou filme plástico, como preferir) para melhor manter a umidade. Deixe o prato de germinação em lugar protegido de ventos e sol direto. Quando as sementes germinarem você verá – aparece um brotinho verde, pequeno – pegue cada uma, com uma pinça, e coloque em vasinhos preparados para mudas, que você deverá manter em local protegido de ventos. Continue regando.

Mais fácil, porém, será você germinar as sementes na bandeja de germinação – a bertalha não é exigente quanto ao substrato mas, para germinar as sementes, use uma terra leve, que não prejudique as raízes quando for transplantar as mudas.

2. Mudas de bertalha prontas para transplantar

Quando suas mudas de bertalha estiverem com 10 cm, retire-as com cuidado e coloque-as no local definitivo que escolheu – vaso ou canteiro. Mantenha sempre a terra úmida, protegida dos ventos, chuvas fortes e sol direto até que sua planta esteja perfeitamente adaptada às condições específicas da sua casa.

3. Bertalha gosta de subir paredes – é trepadeira

Faça um suporte, do mesmo jeito que fez para os tomateiros ou o maracujá, para a sua bertalha poder se espalhar. A bertalha é uma trepadeira que pode atingir os 10 metros de comprimento, lança ramos e folhas para os lados e é exuberante em seu crescimento se tiver calor e água à vontade.

bertalha

4. Só não afogue as raízes da tua bertalha em uma poça d’água

Bertalha é planta tropical, adora água em fartura e bastante calor mas, não vai sobreviver se suas raízes não puderem respirar à vontade então, cuidado para não plantar sua bertalha num canto que se alague com as chuvas – sempre cuide da boa drenagem do vaso ou da cova, colocando, ao fundo, um punhado de pedrisco misturado com areia grossa de rio.

5. Reproduzindo vegetativamente a bertalha

Agora que você já tem a tua planta de bertalha bem adaptada e crescida, não vai precisar mais de comprar sementes para germinar – a bertalha se reproduz, facilmente, pelo enraizamento de galhos. Quando precisar fazer novas mudas, escolha alguns galhos que tenham, pelo menos 4 gemas reprodutivas, com a grossura mínima de um dedo (2,5 cm), faça estacas de 30 cm e ponha para enraizar, em água. Deixe algumas folhas no galho. Em alguns dias os galhos já terão formado raízes e poderão ser plantados nos vasos que você quiser.

Bertalha dá folhas grandes, maiores que as do espinafre comum, que podem ser incluídas em refogados, cozidos ou sopas. Os caules da bertalha podem ser usados como os aspargos. Esta é uma verdura muito rica em vitaminas, sais minerais e fibras que poderá enriquecer e complementar sua alimentação.

Seu sabor, ao princípio, poderá te parecer “meio diferente” pois, não é parecida com nada que seja habitual comermos mas, garanto que é muito bom. Seu consumo in natura pode ser desaconselhável à pessoas que tenham problemas renais pois é uma planta rica em ácido oxálico. Leia, para complementar essas informações sobre a bertalha, o artigo Bertalha, um espinafre diferente, que colocamos na lista de recomendações para você.

Este vídeo mostra uma experiência de cultivo urbano da bertalha:

Especialmente indicado para você:

ASPARGOS – CURATIVOS E MUITO FÁCEIS DE SE PLANTAR

BERTALHA, UM ESPINAFRE DIFERENTE! BENEFÍCIOS, PROPRIEDADES MEDICINAIS, RECEITAS

A ABÓBORA NA MEDICINA POPULAR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...