Soro Caseiro: por que Funciona e Receita de Como Fazer


O corpo humano é composto por cerca de 70% de água, e esse elemento é fundamental na execução das inúmeras tarefas que o organismo precisa fazer, todos os dias. Por isso, uma perda significativa – como nos episódios de diarreia – deve ser motivo de alerta, pois a desidratação pode ser fatal.

O soro caseiro é um importante aliado, nesse sentido, tendo em vista que ele ajuda a reidratar, repondo, não somente a água, mas também os sais minerais perdidos.

Essa solução é tão efetiva justamente por isso: a água pura não consegue fazer a reposição perdida em episódios de diarreias e vômitos, no entanto o soro caseiro possui sais e glicose, ajudando assim na recuperação.

Vale lembrar que pessoas, nessas circustâncias, perdem água e muitos sais minerais importantes para o corpo e o soro serve para evitar as complicações decorrentes dessa perda.Cerca de 95% dos casos podem ser tratados assim. Por isso vale a pena saber mais sobre o soro caseiro.

Acompanhem neste conteúdo:

{index}

O que é o soro caseiro?

O soro caseiro é uma solução que combina água, sal e açúcar. É possível fazê-lo em casa, mas é necessário prestar bastante atenção à dosagem correta, pois erros de cálculo da solução podem complicar ainda mais o quadro, como, por exemplo, causando convulsões em crianças desidratadas.

Em quais casos é indicado tomar o soro

A solução é recomendada nos quadros de doenças como gastroenterite, viroses e até mesmo a dengue, que provocam vômitos e diarreias, entre outros sintomas.

Contraindicações

Crianças podem tomar o soro caseiro, bem como animais domésticos. Somente os bebês que ainda mamam exclusivamente no peito devem continuar em aleitamento. Nesse caso, não é indicado o soro caseiro, pois o leite materno já faz essa reposição de nutrientes.

Diabéticos também não devem tomar esse composto, tendo em vista que ele contém glicose.

Casos de desidratação grave também devem ser tratados pelo médico, e não em casa.

Como fazer e tomar soro caseiro?

O soro caseiro pode ser feito de duas formas:

  1. Fazendo uma solução contendo 3,5 gramas de sal (ou 1 colher de chá) + 20 gramas de açúcar (ou 1 colher de sopa) diluídos em 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral.
  2. Caso utilize a colher padrão recomendada pela UNICEF, a medida é a seguinte: 1 copo (200 ml) de águal filtrada, fervida ou mineral + 2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher + 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher.

É importante que a água seja de boa qualidade, bem como se ater à quantidade certa de sal e açúcar.

Além desta forma de preparo, existem as soluções de reidratação oral, que já vêm na quantidade certa. Tanto a colher padrão, quanto as soluções de reidratação podem ser adquiridas nos postos de saúde e farmácias populares.

Como tomar o soro caseiro

Para o tratamento com soro caseiro é necessário tomar pequenas quantidades da solução durante o dia, evitando tomar mais de meio copo de soro por vez.

O soro deve ser consumido no mesmo dia do preparo. Para dosar a administração da solução preste atenção à sensação de sede e boca seca, são bons indicativos de que é hora de tomar o soro.

Note também o aspecto da urina, quando ela está com cheiro forte e concentrada significa que o corpo está precisando de mais água.

Por fim, vale lembrar que o soro caseiro não trata a diarreia e/ou vômito, apenas repõe os nutrientes. Por isso, caso o quadro persista por mais de 24h é importante procurar um médico.

Especialmente indicado para você:

Remédios caseiros para eliminar gases estomacais e intestinais

Diarreia → causas, remédios naturais e dieta recomendada

Remédios caseiros com eficácia científica comprovada




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...