Dedos do Homem Morto e Dedos do Diabo. A biodiversidade é assustadoramente linda!


A natureza tem formas de vida inimagináveis e curiosas, como os cogumelos Xylaria polymorpha, popularmente conhecido como Dedos do Homem Morto, e o Clathrus archeri, chamado de Dedos do Diabo ou Polvo do Chifre Fedido.

A que se deve esse nomes estranhos? Você irá saber neste conteúdo, conhecendo as peculiaridades de cada uma dessas espécies de cogumelos.

Xylaria polymorpha

Esta espécie frequentemente aparece em cachos e seu interior é branco com pontilhado escuro ao redor. Seu revestimento é preto com forma parecida com dedos negros artríticos, por causa do seu formato.

Clathrus archeri

A aparência desse cogumelo é bem assustadora e repugnante. Quando “eclode” tem a cor mais viva e avermelhada. Quando completa o ciclo de desenvolvimento, murcha e fica mais escuro.

Ocorrência desses cogumelos

Apesar de serem cogumelos com aparência incomum e que mais parecem ter saído de um mundo alienígena, estas espécies podem ser encontrados em várias partes do mundo.

Xylaria polymorpha

É bastante comum a ocorrência desse cogumelo na Grã-Bretanha e na Irlanda e também é encontrado em toda a Europa continental e em muitas partes da América do Norte.

Clathrus archeri

Já esta espécie é originária da Austrália e da Nova Zelândia. Porém, com o tempo, ela foi levada para outros continentes como, por exemplo, na Europa e América do Norte.

Desenvolvimento dessas espécies

Cada uma dessas espécies se desenvolve de uma maneira diferente.

Xylaria polymorpha

Esta espécie de cogumelo aparece na base dos tocos de madeira de faia e ocasionalmente em outras madeiras enterradas, geralmente surgindo em tufos de três a seis dedos que dão a impressão de se tratar de juntas artríticas de dedos negros.

https://www.facebook.com/RMJardinagens20/posts/172319167641328

Clathrus archeri

O processo de crescimento desse cogumelo é surpreendente! No começo ele tem aparência de ovo gelatinoso, depois, conforme cresce, se abre como uma flor com “tentáculos” para os lados.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=177994343689569&id=103609841128020

Uma característica bem marcante desse cogumelo é que ele tem um cheiro terrível que atrai as moscas que espalham os seus esporos,  contribuindo para a sua propagação.

Quando a flor desse cogumelo murcha, ela despenca e fica com a aparência de uma mão sem vida, estirada no chão. Daí a origem do nome popular Dedo do Diabo.

E agora que você conheceu essas espécies impressionantes de cogumelos, qual a impressão que você teve de cada uma delas?

Talvez te interesse ler também:

https://www.greenme.com.br/como-plantar/46538-como-cultivar-cogumelo-shitake/

https://www.greenme.com.br/informarse/biodiversidade/46344-lirio-do-deserto-voltou-florescer-namibia/

https://www.greenme.com.br/informarse/biodiversidade/45872-extraordinaria-especie-marinha-purifica-oceanos/




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...