O banheiro do futuro funciona sem água, sem esgoto e transforma fezes em fertilizantes


Pode ser uma verdadeira revolução para países onde a população não tem acesso a instalações de saúde seguras. Graças ao apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, uma nova solução para este problema foi criada. Um banheiro, muito especial, que não precisa de água ou esgoto e que transforma o lixo humano em fertilizantes.

Gates twittou na segunda-feira um vídeo descrevendo sua missão e fundação para melhorar o saneamento de países que não têm ou não podem construir a infraestrutura de esgoto.

O filantropo norte-americano revelou o banheiro futurista em Pequim e, para sublinhar a importância de banheiros seguros, trouxe consigo uma lata de fezes durante seu discurso:

“Você pode adivinhar o que está na caixa, e você estaria certo, fezes humanas: esta pequena quantidade de fezes pode conter até 200 células do rotavírus Katherine, 20 bilhões de bactérias Shigella e 100.000 ovos de vermes parasitas”, disse ele Gates, deixando os ouvintes atônitos.

É isso mesmo, condições precárias de saúde e higiene matam cerca de 500.000 crianças com menos de 5 anos e custam cerca de US $ 223 bilhões por ano na forma de aumento de gastos com saúde, perda de produtividade e salários.

As águas residuais não tratadas também podem ter um impacto negativo no meio ambiente.

“Alguns dos resíduos humanos não tratados estão em latrinas que contaminam as águas subterrâneas ao redor das casas das pessoas”, disse Gates em seu discurso. “Alguns são coletados manualmente ou através de caminhões e despejados em campos próximos ou cursos de água, outros são coletados nos esgotos, mas nunca são tratados. O ponto é que estamos longe do objetivo que o mundo estabeleceu em 2015 que todos no mundo pode ter acesso a banheiros seguros”.

O banheiro, como confirmado por Gates, está pronto para venda depois de anos de desenvolvimento e é o resultado de projetos de pesquisa financiados pela Fundação Bill e Melinda Gates.

O WC está sendo testado atualmente em Durban, África do Sul.

“Durban é um bom lugar para realizar esses testes porque a cidade está crescendo rapidamente e muitas pessoas não têm banheiros modernos, o que significa que, mesmo que tenham acesso a um banheiro, o lixo pode entrar no ambiente e causar doenças” , disse Gates no vídeo.

O próximo passo para o projeto será apresentar o conceito aos produtores. Os sanitários do futuro poderiam ser estes, permitindo-nos economizar água e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos à saúde nos países mais pobres.

Como estão as condições de saneamento básico no Brasil?

De acordo com a Instituição Trata Brasil, os números relacionados ao saneamento de esgoto no Brasil estão da seguinte maneira:

Coleta

* 51,92% da população têm acesso à coleta de esgoto;

* Mais de 100 milhões de brasileiros não têm acesso a este serviço;

* Mais de 3,5 milhões de brasileiros, nas 100 maiores cidades do país, despejam esgoto irregularmente, mesmo tendo redes coletoras disponíveis;

* Cerca de 13 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso ao saneamento básico;

* 3,1% das crianças e dos adolescentes não têm sanitário em casa.

Dados por região

* No Norte, a coleta de esgoto é de 10,45%;

* O Nordeste coleta 26,79% dos esgotos;

* 78,57% dos esgotos no Sudeste são coletados;

* O índice de coleta de esgoto no Sul é de 42,46%;

* O Centro Oeste coleta 51,52% dos esgotos.

Tratamento

* 44,92% dos esgotos do país são tratados;

* A média das 100 maiores cidades brasileiras em tratamento dos esgotos foi de 50,26%;

* Apenas 10 delas tratam acima de 80% de seus esgotos.

Dados por região

* O tratamento de esgoto é de 18,3% na região Norte;

* O Nordeste trata 36,22% dos esgotos;

* O esgoto tratado no Sudeste é de 48,8%;

* O Sul trata 43,87% dos esgotos;

* O índice de tratamento de esgoto é de 52,62% no Centro Oeste.

Todos estes números são alarmantes dado o tamanho do país e o constante crescimento populacional e em desenvolvimento que vem acontecendo no decorrer dos anos. O que nos conforta é que existem iniciativas como a de Bill Gates que não só tomam consciência da gravidade da situação, mas também colocam a mão na massa, mostrando como é possível melhorar as condições de sobrevivência não só da população como do nosso planeta.

Banheiros com economia de água e zero poluição

Outro exemplo de iniciativas de soluções para banheiros são os famosos “porta-potes” utilizados em motorhomes de viagens. Em um dos canais que eu sigo, fiquei maravilhada com uma solução inteligentíssima de um dos idealizadores do sonho de se morar em um motorhome.

Sei que este é um assunto para outro artigo, mas vale a pena conhecer pelo menos um pouquinho da ideia dele como solução para banheiros, com economia de água e zero poluição do meio-ambiente. Neste vídeo, a partir do minuto 35:51, o simpaticíssimo Sr. Cláudio explica de uma forma muito clara o mecanismo deste vaso sanitário ecológico… Sensacional!

É de soluções assim que o planeta precisa! Claro que neste caso é necessário um investimento, mas se mais empresas se interessarem pela causa, a demanda de atendimento aumentará podendo, quem sabe assim, tornar esse recurso mais acessível.

Vamos torcer para isso acontecer! Ideias inteligentes e sustentáveis devem ser sempre compartilhadas.

Talvez te interesse ler também:

BILL GATES BEBE ÁGUA POTÁVEL DERIVADA DE EXCREMENTO HUMANO

BANHEIRO SECO: SOLUÇÃO ECOLÓGICA QUE NÃO UTILIZA ÁGUA

 




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...