7 ideias para construir com materiais reciclados


Ainda existe quem pense que uma casa só pode ser construída com tijolos e cimento. Existem vários exemplos de casas feitas com outros materiais, aliás, não apenas casas: templos e edifícios também podem ser construídos com materiais reciclados. Nós já falamos sobre o projeto Casa de Botellas e agora vamos apresentar outras 7 ideias interessantes para se construir com materiais reciclados.

1. Casas estábulos

foto

Os velhos estábulos abandonados podem ser transformados em casas amplas e luminosas. A ideia vem na Bélgica, onde a estrutura original dos galpões agrícolas foi mantida e reforçada através de grandes painéis de vidro e outros materiais que tornaram possível a realização de casas verdadeiramente originais.

2. Prédio container

foto

Os contêineres são muitas vezes inutilizados e abandonados depois de apenas cinco anos de uso. Então teve alguém que pensou em reutilizá-los para a construção de edifícios de vários tamanhos, localizados em diferentes partes do mundo. Esta foto é em Londres, onde foi feito um verdadeiro edifício com vários apartamentos.

3. Casas celeiros

foto

Nos Estados Unidos, alguns celeiros abandonados foram renovados para se tornarem casas. Dois deles estão localizados no Centro-Oeste e parecem muito elegantes. No Texas, um antigo celeiro é agora uma das salas internas de uma casa, cujas paredes foram construídas em torno dela.

4. Casas pneus

foto

Como reutilizar pneus velhos? Uma possibilidade é a de utilizá-los como materiais de base para a construção de casas, juntamente com o barro, que permite um isolamento térmico. Com esta técnica foram realizadas algumas casas, sem nenhum custo após o terremoto que devastou o Haiti. Na Guatemala, a mesma técnica foi utilizada para a construção de uma escola.

5. Casas paletes

foto

Paletes de madeira utilizados para o transporte de mercadorias, normalmente têm um único destino: o aterro. Felizmente, alguns designers decidiram recuperar e reutilizá-las para a construção de casas mais duráveis ​​do que você imagina. Sua madeira pode ser recuperada também para os móveis e outras estruturas internas. Dois estudantes da Universidade de Viena criaram um moderno Paletten Haus. Outro exemplo de uma habitação doméstica com paletes está localizada no Chile.

6. Templo budista de garrafas de cerveja

foto

Monges budistas são conhecidos por suas paciência e diligência e certamente não por beberem cerveja. Apesar disso, monges budistas na Tailândia construíram um templo cheio de garrafas usadas de cerveja. Eles recolheram um milhão de garrafas de Heineken e Chang para a construção do templo Wat Pa Maha Chedi Kaew, que é equipado com um banheiro e um crematório.

7. Casa avião

foto

Em 1994, um cabeleireiro de Mississippi chamado JoAnn Ussery perdeu sua casa em uma tempestade de gelo. Ussery tinha um parente que trabalhava no setor da aviação, e juntos eles tiveram com a ideia de recuperar a Continental Airlines 727. O custo da casa-avião foi US $ 2.000 para comprar o avião, $ 4.000 para transportá-lo para o lago, e cerca de 24 000 dólares para reformá-lo e transformá-lo em uma casa confortável.

Talvez te interesse ler também:

CASA CONTAINER MAIS BARATA E SUSTENTÁVEL

MODERNAS E SUSTENTÁVEIS MORADIAS ESTUDANTIS

COMPUTADORES FABRICADOS COM MATERIAIS RECICLADOS, MADE IN BRAZIL




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...