O que é LEED? Saiba como funciona este selo de sustentabilidade


LEEDLeadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Projeto de Energia e Meio Ambiente – é uma certificação internacional, dada pela Green Building Council que segue determinados parâmetros para guiar as construções civis. Seu uso é corrente em 143 países e tem como objetivo principal, representar um grande incentivo à transformação de projetos, para que se tornem mais e mais sustentáveis.

Entre os principais benefícios econômicos do selo LEED, temos: a redução de custos operacionais e riscos regulatórios; crescimento de valor de mercado para a edificação; maior rapidez de ocupação; ampliação da retenção de moradores; e, sobretudo, uma modernização do projeto, como um todo.

Já as vantagens no âmbito social são também variadas: mais segurança e saúde de trabalhadores e moradores; inclusão social, porque todos trabalham em prol de uma causa positiva, a da sustentabilidade; estimular a consciência ecológica; ampliação de produtividade, tanto de operários, quanto de frequentadores/moradores dos ambientes sustentáveis. Com tudo isso, a sensação de bem-estar é intensificada, promovendo satisfação; inclusive, em última escala, a sociedade ganha, porque há uma estimulação às políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

Em relação às questões de meio ambiente, o selo LEED apresenta as vantagens de: ressaltar o uso racional de recursos naturais; redução de desperdício de água e energia; planejamento da edificação em harmonia com a natureza e a paisagem; contribuição para suavizar efeitos do aquecimento global; tratamento de resíduos, minimizando os despejos no ambiente.

A LEED é concedida, portanto, através de uma avaliação de 7 dimensões distintas e, desse modo, é conferida uma nota, que oscila entre 40 pontos até 110 pontos. Todas estas dimensões possuem pré requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos para a edificação. O nível da certificação é definido, conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina.

DIMENSÕES AVALIADAS

* Sustainable sites (Espaço Sustentável) – Encoraja estratégias que minimizam o impacto no ecossistema durante a implantação da edificação e aborda questões fundamentais de grandes centros urbanos, como redução do uso do carro e das ilhas de calor.

* Water efficiency (Eficiência do uso da água) – Promove inovações para o uso racional da água, com foco na redução do consumo de água potável e alternativas de tratamento e reuso dos recursos.

* Energy & atmosphere (Energia e Atmosfera) – Promove eficiência energética nas edificações por meio de estratégias simples e inovadoras, como por exemplo simulações energéticas, medições, comissionamento de sistemas e utilização de equipamentos e sistemas eficientes.

* Materials & resources (Materiais e Recursos) – Encoraja o uso de materiais de baixo impacto ambiental (reciclados, regionais, recicláveis, de reuso, etc.) e reduz a geração de resíduos, além de promover o descarte consciente, desviando o volume de resíduos gerados dos aterros sanitários.

* Indoor environmental quality (Qualidade ambiental interna)– Promove a qualidade ambiental interna do ar, essencial para ambientes com alta permanência de pessoas, com foco na escolha de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis, controlabilidade de sistemas, conforto térmico e priorização de espaços com vista externa e luz natural.

* Innovation in design or innovation in operations (Inovação e Processos) – Incentiva a busca de conhecimento sobre Green Buildings, assim como, a criação de medidas projetuais não descritas nas categorias do LEED. Pontos de desempenho exemplar estão habilitados para esta categoria.

* Regional priority credits (Créditos de Prioridade Regional) – Incentiva os créditos definidos como prioridade regional para cada país, de acordo com as diferenças ambientais, sociais e econômicas existentes em cada local.. Quatro pontos estão disponíveis para esta categoria. É um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...