#ahortanaopodemorrer: agroecologia para pessoas em situação de rua


O Projeto Equinócios realiza atividades comunitárias com o objetivo de integrar ações artísticas, sociais e ambientais direcionadas às pessoas em situação de rua através de oficinas artísticas, terapêuticas, educacionais e profissionalizantes.

O propósito do projeto é resgatar a potencialidade e a autoestima de cada pessoa invisível aos olhos da sociedade através da solidariedade. Um dos pilares do Equinócios é a ressignificação dos espaços públicos dos moradores de rua de Brasília, dando-lhes, através de uma prática criativa, a possibilidade de serem sujeitos políticos e, portanto, cidadãos.

O projeto Equinócios oferece oficinas de agroecologia, cursos técnicos de produção orgânica de alimentos e atividades lúdicas direcionadas para as pessoas em situação de rua, de modo que elas tenham vivências em comunidade e se sintam pertencentes a um grupo.

Como funciona o projeto Equinócios?

O projeto sobrevive de financiamento coletivo para a compra de insumos, ferramentas e demais equipamentos necessários para a renovação de áreas produtivas de hortaliças e ervas medicinais e a implementação de um centro de compostagem, um sistema agroflorestal e um redário para os participantes descansarem no Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

De que o projeto necessita?

O projeto sempre precisa de ferramentas, insumos (adubos, pó de rocha, calcário e outros), mudas e equipamento de irrigação, materiais para revitalização do viveiro e do espaço de convivência, além dos custos com o curso especializado em produção orgânica, com as oficinas na horta e com a divulgação do projeto.

projeto equinacios 2

Realizações do projeto

Mais de 100 pessoas em situação de rua foram capacitadas por meio da arte e da agroecologia. Um dos princípios do Equinócios é fazer com que as próprias pessoas atendidas pelo projeto sejam os futuros oficineiros que irão dar continuidade ao trabalho produtivo sustentável. Além disso, eles mesmos se organizam para conseguir um espaço para a venda dos produtos cultivados.

Compartilhe essa ideia e apoie o projeto Equinócios com doações. Acesse aqui mais informações na página do projeto no Facebook. O Catarse também disponibilizou todo o orçamento para a manutenção do projeto para que você possa fazer a sua doação.

Projetos que valorizam o ser humano e o meio ambiente devem ser compartilhados e apoiados!

Especialmente indicado para você:

QUEM SÃO OS MORADORES DE RUA?

NATAL NA RUA: PROJETO SOLIDÁRIO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM SP




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...