10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Animais e Humanos


Em 1998 foi criado o Dia Internacional dos Direitos Animais, comemorado todo dia 10 de dezembro. A data é uma vitória conquistada por ONG inglesa chamada Uncaged. 

Graças à campanha dessa ONG, que reivindicava que todos os animais deveriam ser tratados como sujeitos morais e de direito, a visão sobre os direitos dos animais começou a mudar e a ganhar força. Foi assim que, no ano de 1998, a Uncaged conseguiu que  a Declaração Universal dos Direitos dos Animais fosse aprovada pela Organização de Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO).

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais (criada em 1977 pela a Liga Internacional dos Direitos do Animal) é composta por 14 artigos que têm por base o princípio fundamental que todos os animais têm direitos à dignidade e à vida!

Saiba mais sobre esta importante data e seus objetivos.

Os motivos do Dia Internacional dos Direitos Animais

Nesta data consagrada aos Direitos dos Animais, acontecem no mundo todo muitas campanhas, palestras e ações visando conscientizar, divulgar e compartilhar informações sobre a importância do respeito, da valorização e da preservação de todas espécies animais.

No dia 10 de dezembro também é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, tornando esta data importante seja para os direitos dos animais, que dos humanos, afinal, somos todos animais.

Como ocorre a crueldade com os animais

É muito crítica a situação dos animais no mundo inteiro. Bilhões de animais são mortos, torturados, traficados, explorados ou abandonados! O ser humano tem devastado os habitats de muitas espécies, reduzindo o espaço, a vegetação e poluindo a água onde vivem estes animais.

O homem maltrata, confina e abate os animais para comer

Fora tudo isso, os animais são usados em testes de laboratórios, quando existem outras alternativas para isso.

Diversas espécies estão em extinção e outras já deixaram de existir, pela ação do homem. E tudo isso reflete negativamente em toda biodiversidade de nosso planeta.

Fontes de lucro e poder

Durante toda a história da humanidade, o ser humano foi se distanciando da Natureza e da compaixão com os animais, transformando estes e os recursos naturais em fontes de lucro e poder.

E conforme o materialismo, o consumismo, a industrialização, a competição econômica foram aumentando, os animais foram perdendo o direito de viver e serem tratados como seres e não objetos.

Na atualidade, vemos exemplos disso todos os dias:

  • Venda de animais em pet shops
  • O açougue do mercado cheio de cadáveres de animais
  • As refeições diárias de pessoas com as carnes de diversos animais
  • O abandono de animais domésticos, que ainda são maltratados ou até vítimas de extrema crueldade imputadas pelos seres desumanos.
  • Animais que são explorados pela indústria alimentícia, têxtil, farmacêutica, cosmética, da moda, do entretenimento, da higiene e da limpeza, entre outras.

Senciência

O ser humano se condicionou à crença de que animal é diferente do humano, que o animal não sofre e não sente porque não tem inteligência ou sensibilidade suficientes. Tudo para justificar o fato de consumi-los e usá-los para atender às suas demandas, seja na alimentação, higiene, beleza, vestuário, diversão, entre outros.

É necessária uma tomada de consciência para o ser humano perceber que tudo isso o torna desumano e especista, discriminando as outras espécies de animais e não respeitando o direito de todos eles à vida e à dignidade!

Aos poucos a sociedade está aceitando o fato de que entre nós e os animais existem poucas diferenças em termos de senciência e sensibilidiade.

Somo todos animais

Existe uma maneira de mudar essa realidade, cada um com seu tijolinho, visando construir um mundo melhor para humanos, animais e toda a natureza!

Uma atitude que vem se tornando crescente a cada dia é a escolha de se praticar o veganismo, pois é a forma de parar de dar força à toda essa engrenagem de crueldade e escravidão animal!

O veganismo propõe uma forma de vida na qual os animais sejam respeitados em seu direito de viver segundo suas naturezas.

Quando o ser humano tratar os animais como seres que sentem, amam, sofrem e têm direitos, assim como nós, todos viveremos melhor.

Aliás, é simples: se hoje, dia 10 de dezembro, é Dia Internacional dos Direitos Humanos e do Animais, sejamos honestos: somos todos animais. Por que uns a gente trata com luxos inimagináveis e outros a gente escraviza, mata e come?

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. Anda
  3. mimiveg

Talvez te interesse ler também:

Cresce o mercado de luxo para pets. Eles precisam disso?

Pare de odiar os pombos agora que Richarlison é um pombo famoso

Por que os animais estão andando em círculo?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...