Conheça Freddy: a tartaruga salva graças à impressão em 3D


Quando a tartaruga Freddy foi encontrada no meio de um incêndio, aqui no Brasil, suas chances de sobrevivência eram muito poucas. Mas, graças à coragem de um grupo pioneiro de voluntários, The Animal Avengers, Freddy não só foi salva, mas tornou-se a proprietária da primeira concha de tartaruga impressa em 3D.

Na verdade, Freddy foi a primeira tartaruga que o grupo de voluntários decidiu tentar ajudar dessa forma. O grupo nasceu em São Paulo e o designer Cícero Moraes, um de seus membros, projetou no computador uma concha de tartaruga a ser impressa em 3D.

tartaruga impressa em 3d 4

Em seguida, ele a enviou para o Dr. Paulo Mamoto, um cirurgião que foi capaz de tornar o projeto uma realidade graças à impressão em 3D. A tartaruga parece muito feliz de ter sido salva por esse novo lar artificial, como mostram o vídeo e as fotografias da tartaruga.

Freddy tem lutado muito para sobreviver. Sua casca natural tinha sido completamente destruída pelo fogo.

O grupo de voluntários, formado por quatro veterinários, um cirurgião-dentista e um designer, vai continuar a se envolver para salvar a vida de outros animais em perigo. Freddy agora anda e se move normalmente. Seu casco é pintado à mão com cores que se assemelham a tons naturais.

tartaruga impressa em 3d 2

A história de resgate de Freddy é quase milagrosa e abre novas portas na proteção e preservação da vida dos animais. Sua casca foi feita com plástico à base de planta, derivada de resíduos de milho. É muito resistente e foi impressa de uma maneira que é perfeitamente adaptada à tartaruga.

tartaruga impressa em 3d 3

tartaruga impressa em 3d 5

O salvamento de Freddy é nada menos do que extraordinário. Para conhecer essa tartaruga maravilhosa e vê-la andar novamente graças à impressão veja o vídeo abaixo:

Talvez te interesse ler também:

RESPEITAR OS ANIMAIS É FUNDAMENTAL PARA A NOSSA SAÚDE

GOLFINHOS, TARTARUGAS E A DESUMANIDADE DE TURISTAS QUE FAZEM SELFIE




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...