Qual é o estado brasileiro onde o povo mais gosta de cachorro?


Brasileiro gosta de cachorro, mas quem mais gosta de ter cachorro em casa é o paranaense!

Lá no Paraná, 60,1% das casas têm pelo menos um cachorro. Os gatos, coitados, lá não têm muita vez com almofada e bifinho já que só 16,4% das casas admitem ter gatos.

Com todo esses amor ao animal de estimação, é incrível porém um outro dado: nem todos esses animais foram vacinados contra raiva nos últimos 12 meses. Os dados são da pesquisa IBGE, a PNS 2013

Os 10 estados brasileiros que mais têm animais em seus lares são: Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Roraima, Goiás e Pará.

Nestes, a quantidade de casas com pelo menos um cachorro varia entre os 60%, do Paraná, e os 48% do Pará. Já os gatos, regra geral, não ultrapassam os 27%, em Rondônia.

 foto

foto: IBGE

É interessante a análise destas estatísticas que mostram, para um país continental como o nosso, as variações são bastante grandes, não correspondendo à raiz cultural de cada região. Assim, seria de se esperar que estados mais agrícolas, ou ainda com a mentalidade camponesa, tivessem maior proximidade com ter cães e gatos em casa, mas tal não se verifica.

Talvez a questão esteja mais longe, na história da colonização e nas culturas dos povos que colonizaram cada estado.

Leia também: Mascotes em casa? Gatos, cachorros ou crianças?

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...