Por pressão de funcionários, Jeff Bezos (Amazon) cria fundo para combater mudanças climáticas e doa US$ 10 bilhões


Parece que surtiu efeito a pressão dos 300 funcionários da Amazon que, há 20 dias, criticaram a política ambiental da empresa e pediram por mais esforços para combater a crise climática.

Ontem (17), Jeff Bezos, fundador e CEO da empresa, anunciou em sua conta no Instagram o lançamento do ‘Bezos Earth Fund‘, um fundo para financiar cientistas, ativistas e ONGs empenhados em pesquisas e ações que contribuam para a preservação e proteção da Terra.

https://www.instagram.com/p/B8rWKFnnQ5c/?utm_source=ig_web_copy_link

A gigante do comércio eletrônico vinha sendo alvo de críticas dos próprios funcionários, que criaram a Amazon Employees for Climate Justice – AECJ, na sigla em inglês, ou Funcionários da Amazon pela Justiça Climática, em tradução livre.

As críticas se referem ao plano ambiental apresentado por Bezos em 19 de setembro do ano passado, segundo o qual a Amazon zeraria suas emissões de carbono somente em 2040. A AECJ questiona essa meta e defende que se busque atingir a neutralidade de carbono uma década antes, até 2030.

Os questionamentos em relação a empresa e sua política ambiental também vêm de fora: com um sucesso que se apoia fundamentalmente em transporte rodoviário, a Amazon, segundo a plataforma online Climate Watch, produz 44,4 milhões de toneladas de CO2 anualmente. Para efeito de comparação, isso representa cerca de 10% das emissões anuais totais da França.

“A mudança climática é a maior ameaça ao nosso planeta”, escreveu Bezos. “Eu quero trabalhar com outras pessoas tanto para ampliar caminhos conhecidos quanto para explorar novas formas de combater o impacto devastador das mudanças climáticas neste planeta que todos compartilhamos”.

Ele afirmou que a salvação do planeta depende de um esforço coletivo de grandes e pequenas empresas, estados-nação, organizações globais e indivíduos. Bezos finalizou dizendo que se comprometeria, de saída, com 10 bilhões de dólares.

Que o exemplo dos funcionários da Amazon seja replicado em muitos outros lugares. Imagina se a moda pega? O planeta só tem a agradecer.

Talvez te interesse ler também:

Guardas financiados pela WWF investigados por violência contra pigmeus Baka do Congo

Fabricantes de agrotóxicos recebem isenções de impostos, o que reduz verbas para Saúde e outras áreas

Tecelões-sociáveis: os pássaros arquitetos que constroem os maiores e mais complexos ninhos do mundo




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...