O que podemos fazer em nosso pequeno caminho para ajudar a Amazônia


Enquanto os cientistas soam o alarme sobre os possíveis efeitos catastróficos do aquecimento global e explicam a importância de plantar árvores para conter a crise climática, nossas florestas literalmente queimam as defesas do planeta contra as atividades humanas.

Depois dos incêndios nas florestas no Alasca e na Sibéria, a maior floresta tropical do mundo está sendo devorada pelas chamas que estão causando perdas irrecuperáveis ​​ao pulmão verde da Terra.

A derrubada e a queima de árvores na Amazônia aumentam muito as emissões globais líquidas, reduzindo nossas esperanças de poder enfrentar os desafios ambientais que ainda estão por vir.

Excluindo os incêndios, o desmatamento na Amazônia já estava em níveis alarmantes, muito próximos do ponto de não retorno, segundo alguns cientistas.

Neste ano, a floresta tropical sofreu um número recorde de incêndios. Estamos diante de uma verdadeira emergência e ainda há quem minimize os fatos.

O que podemos fazer para ajudar a floresta amazônica, uma herança inestimável para todos nós? É claro que não podemos apagar as chamas, mas há outras maneiras de nos tornarmos úteis.

  • Eliminar ou pelo menos reduzir o consumo de carne. A pecuária é uma das primeiras causas de desmatamento na Amazônia;
  • Reduzir o consumo de papel e de madeira oriundos da floresta amazônica ou comprar produtos refloretados certificados;
  • Fale sobre o que está acontecendo na floresta amazônica, também divulgando artigos como este nas redes sociais, usando a hashtag #PrayforAmazonia, #PrayforAmazonas, #ActForTheAmazon #Brazil
  • Assine a petição para impedir a destruição e exploração da Amazônia.
  • Participe das manifestações: Vai ter manifestação sim: HOJE em defesa do Brasil, da Vida e da Amazônia
  • Faça doações para uma das tantas associações comprometidas com a proteção da floresta e os direitos dos povos indígenas, por exemplo, o Protect An Acre da Rainforest Action Network, a Amazon Watch, ISA, Survival ou financie a compra de terras através da Rainforest Trust.
  • Ajude a proteger os animais que vivem na selva apoiando a WWF.
  • Apoie projetos que aumentem a conscientização sobre a Amazônia por meio da Amazon Aid Foundation

Evite queimadas

O tempo seco e quente favorece a propagação das chamas. Qualquer faísca pode se tornar um incêndio. Evites queimadas. Veja como:

  • Não atear fogo na mata
  • Não acender fogueiras
  • Não usar fogo na agricultura, seja para limpar o terreno que para renovar a pastagem
  • Não lançar bituca de cigarro em nenhuma hipótese, em nenhum lugar. Além de poluir, ela pode não estar bem apagada e pode alcançar alguma vegetação e pegar fogo.
  • Não soltar balões, além de perigoso é crime! 

Estes são pequenos gestos que, somados, podem fazer a diferença.

Talvez te interesse ler também:

SE O GOVERNO NÃO SE IMPORTA, O MUNDO SE IMPORTA: DE MACRON À GRETA, TODOS CONTRA BOLSONARO EM DEFESA DA AMAZÔNIA

#PRAYFORAMAZONAS: QUEIMADAS NO BRASIL É O ASSUNTO MAIS FALADO NO MUNDO

TATUZINHO, VÍTIMA DO INCÊNDIO EM ÁREA DE MATO GROSSO, RECEBE SOCORRO DE BOMBEIROS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...