Gelo da Groenlândia derrete rapidamente. Alarme aumento do nível do mar


O gelo da Groenlândia está derretendo muito rápido! A velocidade do derretimento do gelo aumentou 4 vezes mais, comparado ao ano de 2003. Isso está provocando o aumento do nível do mar!

Estas constatações e outras que vêm a seguir, são da pesquisa sobre os efeitos da mudança climática, recentemente divulgada e publicada na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America” (PNAS).

Os cientistas já estavam preocupados com o desaparecimento de gelo nos sudeste e nordeste da Groenlândia, onde restam camadas glaciais, dos quais se soltam pedaços de gelo da proporção de um iceberg, que acabam flutuando no oceano Atlântico e derretendo.

Os pesquisadores constataram que entre 2003 e 2013, a maioria do gelo da Groenlândia não só derreteu no sudeste ou no nordeste da ilha, mas também no sudoeste, onde existem pouca geleiras.

Segundo esse estudo e descoberta, o gelo da superfície da Groenlândia está derretendo devido ao aquecimento global, que faz com que o gelo derretido se direcione até o oceano elevando o nível do mar. De acordo os cientistas e com essas constatações, o sudoeste da Groenlândia poderá se converter em mais uma causa do aumento do nível do mar.

A pesquisa alerta sobre os riscos que lugares como Bangladesh, Xangai, ilhas do Pacífico, Miami e Nova York (no litoral leste dos EUA) estão sujeitos, por conta do degelo e consequente aumento do nível do mar.

Michael Bevis, professor de Geodinâmica na Universidade de Ohio, um dos autores desse estudo, conclui que a redução da camada de gelo está atingido um “ponto de inflexão” e que já é tarde demais para reverter essa situação.

E sobre isso diz Bevis, lamentando essa realidade:

“A única coisa que podemos fazer é adaptar e diminuir um maior aquecimento global: é tarde demais para que não tenha efeito.”

Os cálculos não mentem

Esta pesquisa é baseada nos dados de satélites da Nasa que realizam a mensuração da redução das geleiras da Groenlândia. Pelos cálculos baseados nos satélites, entre 2002 e 2016, o degelo na Groenlândia é o bastante para aumentar o nível do mar a um ritmo de 0,7 milímetros ao ano.

Ainda segundo essas estatísticas, se derreter todo o gelo da Groenlândia, que possui até três quilômetros de profundidade em algumas áreas, o nível do mar aumentará cerca de sete metros, fazendo com que a maior parte das cidades litorâneas do mundo, sejam inundadas!

Será que ainda dá tempo de reverter essa previsão baseada nos dados reais dessa pesquisa? Que façamos nossa parte para reduzir o aquecimento global, o degelo glacial e outros prejuízos ambientais que seguimos causando à Terra, dia após dia.

Em nosso site site tem vários artigos a respeito, informe-se, pois, conhecimento é Vida!

Talvez te interesse ler também:

#‎10YEARSCHALLENGE: OLHA O QUE FIZEMOS COM A TERRA EM APENAS 10 ANOS

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR O AUMENTO DO AQUECIMENTO GLOBAL

OUÇA O SOM ASSUSTADOR DO GELO NA ANTÁRTIDA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...